Portas abertas para a nova geração de estudantes

10 de maio de 2019
Turminhas de crianças têm um dia especial no CIEE: funcionários se voluntariam para recepcioná-las e participar de oficinas de conscientização ambiental.

O Espaço Sociocultural CIEE recebeu, hoje (10/05), uma turma de 94 estudantes da Escola Estadual Professora Ludovina Credidio Peixoto, uma instituição de ensino vizinha. O grupo era formado em grande parte por filhos de funcionários de prédios comerciais do entorno, muitos vindos dos bairros periféricos de Paraisópolis e Jardim Colombo. O programa foi batizado de Aprendendo com o CIEE e, além de apresentar a organização para novas gerações de estagiários e aprendizes, envolve os estudantes em atividades de conscientização ambiental.

O passeio passo a passo

A turminha foi recepcionada por funcionários voluntários do CIEE que ciceronearam por andares para ver a instituição em funcionamento: distribuíram abraços e sorrisos. Para Douglas Santos Fraga, auxiliar contábil, a experiência foi especial. Ele também foi estudante da mesma escola. “É importante que as crianças tenham perspectivas e saibam que poderão atingir todo seu potencial”, contou enquanto participava da oficina do grupo Pé de Feijão, um negócio de impacto social voltado a transformar a relação das pessoas com a comida, promovendo a reconexão com os alimentos por meio de hortas urbanas. Todo mundo botou a mão na terra, plantou pezinhos de menta e até provaram as folhinhas in natura!

Projeto de voluntariado

“Queremos mostrar para os estudantes que, daqui uns anos, eles poderão contar conosco para se colocar no mundo do trabalho como estagiários, aprendizes ou mesmo como nossos funcionários”, disse Susana Borges, supervisora de Benefícios e Qualidade de Vida do CIEE. O programa Aprendendo com o CIEE deverá beneficiar um total de 450 crianças neste ano – todos contam com transporte e lanche oferecido pela instituição. O envolvimento dos funcionários em iniciativas de voluntariado também é uma preocupação do CIEE. Para Susana, ações como essa modificam o próprio ambiente organizacional.

O que é o CIEE?

Nunca é demais lembrar que CIEE é uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe. Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem. É também uma qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes. O CIEE é mantido por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos beneficiados.

Saiba mais sobre o CIEE