Inicio do conteúdo site.
pessoas-trabalhando-na-frente-do-computador

Compromisso com a acessibilidade; Portal CIEE disponibiliza leitor em Libras

25 de julho de 2019
Ferramenta desenvolvida pela Hand Talk, startup brasileira, possibilita acesso da comunidade surda aos conteúdos e serviços da instituição

Em julho, demos um importante passo para a acessibilidade de nosso conteúdo online com a implantação do plug-in de leitor de Libras da Hand Talk, que faz tradução automática de texto e vídeo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de um avatar 3D batizado de Hugo. 

Também conhecida como  janela de Libras, a aquisição faz parte das melhorias adicionadas no portal, que está em transição de sistema operacional para melhor atender o público que busca oportunidades no mundo do trabalho. “A modernização dos sistemas e essa transformação tecnológica pela qual estamos passando tem a acessibilidade como prioridade”, garante Mauricio Andreatta,gerente de sistemas e processos do CIEE.

Trata-se de um importante passo para o atendimento especializado direcionado a pessoa com deficiência.“Essa é uma grande ferramenta para que o CIEE possa estar conectado e disponibilizando seus serviços e conteúdos para a comunidade surda”. observa Lilene Ruy, supervisora de inclusão social do CIEE. 

Acessibilidade na rede

Cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas faladas em seus países. A maior parte deles é alfabetizada em línguas de sinais e depende delas para se comunicar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 360 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no mundo, sendo que quase 10 milhões destas, de acordo com o CENSO IBGE 2010, são brasileiras. No Brasil, a língua utilizada pela comunidade surda é a Libras, reconhecida por lei como língua oficial do país junto com o português. Sendo este um idioma basicamente fonético, seu aprendizado por parte dos surdos se torna mais difícil. E a maioria das escolas do país ainda não consegue oferecer uma boa estrutura de ensino para os surdos.

Nesse cenário, atividades simples como fazer um pedido em um restaurante ou assistir a um filme se tornam grandes desafios para os surdos, que vivem como estrangeiros na própria terra, impossibilitados de usufruírem de serviços básicos pela falta de acessibilidade em Libras.

Inclui CIEE

O Inclui CIEE é o programa de inclusão e diversidade que faz a integração de pessoas com deficiência em vagas de estágio e aprendizagem. O Inclui CIEE possui um espaço dedicado à inclusão socioprofissional de jovens com deficiência ao mundo do trabalho. Trata-se da expansão de um serviço oferecido pela entidade desde 1999 e que já beneficiou mais de 40 mil jovens com vagas de estágio, aprendizagem e até mesmo emprego.

O Inclui CIEE conta com uma central de atendimento presencial (Rua Tabapuã, 469,Itaim Bibi, São Paulo), completamente adaptada para receber esse público, inclusive com atendentes fluentes em Libras.