“Ser uma educadora e professora é, antes de tudo, uma questão de vocação, mas que não é possível sem humildade e esforço. É uma honra estar aqui e me juntar a outros grandes nomes que já receberam esse prêmio”. Foi com essa e tantas outras declarações assertivas, que a jurista e professora Ivette Senise Ferreira recebeu o Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita, em cerimônia realizada no dia 14/10, no Teatro CIEE, em São Paulo/SP.
O Prêmio, tradicionalmente entregue no mês em que é comemorado o Dia dos Professores, é realizado em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e visa reconhecer quem contribui para o aprimoramento da Educação brasileira e, desde 1997, homenageia grandes educadores do Brasil.
Participaram da solenidade Professor José Augusto Minarelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE; Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do jornal O Estado de São Paulo; Humberto Casagrande, CEO do CIEE; e a professora Sônia Guimarães, que recebeu o Prêmio Professor Emérito em 2021.

Ivette Senise Ferreira é a primeira e única mulher a ocupar o cargo de diretora da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Em seu discurso de agradecimento, ela falou, entre outras coisas, sobre o papel da crescente participação das mulheres no mundo do trabalho.
“Na área do Direito, a abertura para as mulheres foi muito mais fácil. Porque, como Ciência Humana, nunca houve grande oposição à participação das mulheres. Agora, há áreas mais difíceis. Há áreas em que a resistência à participação foi mais forte, mais grave. Então, nós precisamos ainda vencer algumas barreiras. Mas eu acho que a situação está muito melhor agora porque nós agora cada vez mais aumentamos a participação das mulheres em várias outras áreas. E o próprio CIEE, na atribuição desse Prêmio Guerreiro da Educação, já incluiu várias mulheres. E eu venho agora aumentar o elenco das minhas predecessoras, Grandes mulheres e grandes profissionais”, disse
O presidente do Conselho de Administração do CIEE, José Augusto Minarelli, parabenizou Ivette Senise Ferreira e também prestou uma homenagem a todos os professores. “Hoje é um dia de reconhecimento e de expressão de nosso profundo agradecimento aos profissionais sem os quais o trabalho do CIEE não se justificaria. Nós trabalhamos para os jovens, para os estudantes. Os professores ensinam, servem de exemplo e formam. Estamos aqui para homenagear todos aqueles que lutam pela educação”, comentou.
Lista de intelectuais
Atualmente o rol de homenageados do Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita é composto por Ruth Cardoso, primeira agraciada, Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Luiz Décourt, José Pastore, Hélio Guerra, Antônio Candido, Paulo Vanzolini, Paulo Nogueira, Crodowaldo Pavan, Ives Gandra, Evanildo Bechara, Adib Jatene, José Cretella Júnior, Angelita Gama, Delfim Neto, William Saad Hossne, José Goldemberg, Celso Lafer, Rubens Ricupero, Roberto Rodrigues, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Nathanael Pereira de Souza, Raul Cutait e Sônia Guimarães.