Inicio do conteúdo site.
ilustração mostrando pessoas negras de diferentes origens
Imagem ilustrativa / Divulgação

Palavras que ofendem: termos racistas para pararmos de usar já!

8 de julho de 2021
Saiba mais sobre frases, termos e expressões que usamos e que podem reproduzir discursos discriminatórios

Dando sequência ao processo de conscientização, em nosso primeiro texto da série de palavras que ofendem, percebemos que muitas vezes podemos reproduzir, mesmo que sem intenção, discursos preconceituosos. Por isso, separamos seis palavras e expressões que reforçam discursos racistas que você deveria retirar de seu vocabulário:

Confira a lista que fizemos para você!

Denegrir

A palavra significa “fazer ficar escuro” e foi associada também ao sentido de “manchar a reputação” fortalecendo uma ideia negativa a algo que seja negro, por isso, é considerada preconceituosa e racista. Você pode substituí-la por difamar ou caluniar.

Inveja branca

Neste caso, a cor branca faz referência a uma coisa positiva e inocente com o intuito de indicar que esse tipo de inveja, não deseja o mal. O que reforça o conceito estereotipado, onde o branco é sempre visto como algo bom e o preto como algo ruim.

Criado-mudo

Nome dado ao móvel que fica ao lado da cama, onde geralmente colocamos objetos como livro, garrafa de água, abajur, entre outros. Este termo vem da época da escravidão, quando os escravos eram obrigados a realizar a função que hoje o móvel faz: segurar objetos enquanto permaneciam calados. Substitua por mesinha de cabeceira ou mesa de apoio.

Cabelo ruim, cabelo duro ou cabelo de bombril

De forma depreciativa, esses termos são utilizados com o mesmo intuito: ofender o cabelo de pessoas negras, falando mal das características dos cabelos. O correto é utilizar: cabelo crespo, cacheado ou afro.

Cor de pele

A expressão é utilizada para nomear o lápis de cor rosa-claro, associando à pele de pessoas brancas. Mas como já sabemos, não existe apenas uma cor de pele, sendo assim, o correto é utilizar o termo rosa-claro.

Da cor do pecado

Uma expressão muito usada com o intuito de “elogiar”, mas que na verdade, não pode ser considerada como elogio. Essa palavra sexualiza o corpo de pessoas negras e traz de volta a época da escravidão, onde ser negro era considerado pecado.

E aí, quantos desses termos você utilizava sem saber o que estava por trás? Viu como é importante conhecermos a origem e o significado das palavras? Muitas vezes, por falta de conhecimento, podemos reproduzir atitudes e discursos preconceituosos sem perceber. Sempre que bater uma dúvida, pesquise o sentido das expressões, esteja por dentro da definição das palavras, reeduque-se e ajude quem está em seu entorno nessa conscientização também. Esperamos que a lista te auxilie neste processo!

+Filmes, séries e livros com protagonistas negros

Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar com a galera e de assinar a newsletter do Festival CIEE da Diversidade para receber tudo em primeira mão.


Mais posts com "Vocabulário antirracista"