Você já leu os outros conteúdos da série de “Palavras que ofendem”? Já falamos sobre alguns termos homofóbicos e racistas, seus significados, origens e quais substituições podem ser realizadas a fim de apoiar o processo de desconstrução. Dessa vez, a conversa é sobre 5 frases e expressões que reforçam discursos machistas que você deveria retirar de seu vocabulário:
Confira a lista que fizemos para você!
Mal-amada
Expressão utilizada para justificar que, o fato de uma mulher não ser amada romanticamente por outra pessoa, a faz ter determinado comportamento, como se o bom humor e personalidade dependesse de tal relação, o que é reflexo de uma sociedade patriarcal, em que o objetivo de vida da mulher era se preparar para fazer um bom casamento. Esse termo não deve ser utilizado e não possui uma substituição.
Lugar de mulher é…
Um termo que geralmente é complementado por “na cozinha”, “em casa” e tantas outras terminações limitantes. Essa expressão carrega machismo e defende a opinião de que as mulheres não devem ter direitos iguais, que não há espaço para elas na política, na escola, no esporte e em outros locais como existe para os homens. Se for utilizar a expressão, que seja finalizando-a com: onde ela quiser.
Mulherzinha
Muito usada para ferir a masculinidade dos homens, nesse sentido, a expressão “mulherzinha”, além de ressaltar a ideia de que homens precisam ter atitudes agressivas, ofende, desmerece e estereotipa a personalidade feminina.
Já sabe cozinhar, pode casar
Uma das frases machistas mais comuns. Ela reforça o pensamento de que ao casar, uma mulher tem a obrigação de cozinhar para seu cônjuge e vem de uma cultura em que meninas eram ensinadas a serem boas “donas de casa”. Pode ser substituída por: você cozinha bem.
É muito bonita pra ser inteligente
A frase dá a entender que a mulher não pode ter mais de uma qualidade, ou seja, se ela é bonita, ela não pode ser inteligente e vice-versa, isso vem da mentalidade de que o papel da mulher está limitado a “enfeitar” e agradar os olhares masculinos. Assim como outras expressões machistas, também deixa subentendido que uma mulher não tem a capacidade de ser autossuficiente, que é incapaz de pensar e de resolver problemas.
Muitos desses termos são utilizados sem saber o que está por trás, muitas vezes, por falta de conhecimento podemos reproduzir atitudes e discursos preconceituosos sem perceber. Por isso, é importante conhecermos a origem e o significado das palavras. Sempre que bater uma dúvida, pesquise o sentido das expressões, esteja por dentro da definição das palavras, reeduque-se e ajude quem está em seu entorno nessa conscientização também. Esperamos que a lista te auxilie neste processo!
Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar com a galera!
Encontro CIEE da Diversidade e Inclusão – 27 e 28 de outubro, saiba mais em portal.ciee.org.br/encontro-da-diversidade/