Inicio do conteúdo site.

Oportunidades no agronegócio abrem portas para jovens também em Prefeituras de pequenas cidades

26 de fevereiro de 2021
Evento destinado ao interior de São Paulo e Minas Gerais promove discussão sobre o papel do jovem aprendiz e do estagiário no setor público

O 1º Ciclo de Webinars: Prefeituras realizou o quarto encontro no dia 23/02. Com mediação de Andréia Inocêncio supervisora do CIEE em Franca/SP, participaram do debate Thiago Simão, chefe de gabinete do deputado Geninho Zuliani, o prefeito de Cajuru/SP Alex Moretini, o secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno de Matão/SP, Willian Di Gaetano Bassi, e o vice-prefeito de Casabranca/ SP, Antônio Eduardo Marçon Nogueira.

Alex Moretini comentou que as oportunidades no agronegócio e no setor público de cidades do interior podem ser grandes aliadas. “É importante que a prefeitura consiga absorver o jovem aprendiz no agronegócio em cidades em que essa área é forte. Essa diversificação agrícola traz muita renda para o município e ter um jovem no setor público com essa experiência para fazer uma mediação traz muitos frutos”.

Em sua fala, Willian Di Gaetano Bassi acrescentou que o contato com o setor público pode abrir uma nova opção de carreira para o jovem. “Dou meu exemplo. Comecei a estagiar no setor público, peguei gosto e segui carreira na área. O jovem no setor traz ideias novas, mentalidades diferentes. Já o contato com profissionais que tem vasta experiência no setor público é muito importante para a carreira deste estagiário, seguindo ele no setor público ou não”.

Antônio Eduardo Marçon Nogueira comentou como o contato com o setor público gera um aprendizado que vai além da questão profissional. “O jovem passa a ter mais contato e estar mais ciente de como é a dinâmica entre a política e o social de uma cidade. Esse tipo de experiência traz uma maior noção de quais são as principais demandas de sua cidade”.

Já Thiago Simão mostrou como o poder público pode agir efetivamente para ajudar a juventude do Brasil a entrar no mundo do trabalho. “É preciso que os poderes tenham como foco o jovem, que será o gestor público de amanhã. Criar oportunidades nesta área desde cedo é fundamental”.

Confira abaixo o evento na íntegra

Estágio e Aprendizagem nas Prefeituras: soluções em empregabilidade para a juventude