Inicio do conteúdo site.
Palestra sobre bitcoin no Teatro CIEE

O que você sabe sobre criptomoedas?

18 de novembro de 2019
Professor Ulysses Pacheco, especialista em TI e docente da FGV, fez palestra sobre bitcoin e blockchain no Teatro CIEE

O Teatro CIEE recebeu nesta terça-feira, 12 de novembro, o Professor Ulysses Pacheco, especialista em TI e docente da FGV, para uma palestra sobre bitcoin e blockchain. O auditório  contou com a presença de alunos do Senac, profissionais do setor de tecnologia do CIEE e o público em geral.

“Ter a casa cheia de jovens é sempre motivo de alegria”, disse Humberto Casagrande, superintendente Geral do CIEE, que abriu o evento. “E o tema de hoje transcende a tecnologia, chegando à área da educação financeira”, completou, justificando a importância de abordar o assunto, uma vez que o bitcoin é considerado a “moeda do futuro”.

Para Pacheco, é importante entender a origem e a aplicação do bitcoin antes de começar a usá-lo. De acordo com o professor, a falta de informação e, principalmente, confundir o bitcoin com um investimento, podem levar a resultados nem sempre positivos.

“Eu não considero e não aconselho como um investimento. É mais um exercício, já que é uma moeda que circula em um mercado livre e flutua o tempo todo”, explica. Sobre o mercado livre, o professor explicou que a descentralização é uma das principais características dessa moeda, que não passa por uma regulamentação única.

Pacheco explicou ainda o conceito de blockchain, a informação criptografada em cadeia, e como a segurança desses dados pode mudar o modo como nos relacionamos hoje. Sem necessitar da validação de órgãos oficiais, mas assegurados pelos códigos do blockchain, as transações do futuro poderão ser controladas apenas pelas partes que estão, de fato, envolvidas na negociação.

O professor respondeu às perguntas da plateia, com dicas de como comprar bitcoins e demais moedas criptografadas, como manter a segurança de suas informações na rede e as possibilidades de aplicação de blockchains. “Eu vejo grandes revoluções pela frente, referentes à distribuição de tecnologia, e vocês são os caras que vão viver isso”, disse para os estudantes. “Por favor, me contem depois!”

Ao final, o palestrante foi agraciado com uma premiação do CIEE, entregue por Silvio Soares, gerente de Tecnologia e Suporte do CIEE.

Para descomplicar:

Bitcoin

Criada em 2008 por um programador (ou grupo de programadores) denominado Satoshi Nakamoto, é a primeira criptomoeda do mundo, para pagamentos e transações online.

Criptomoedas

São moedas descentralizadas para transações online, que se caracterizam pela não interferência ou intermediação de instituições (esse ambiente é chamado mercado livre). Existem hoje mais de 400 criptomoedas disponíveis no mercado, como Bitcoin, Ethereum e Litecoin.

Blockchain

É um grande banco de dados, de algoritmos em cadeia, onde são mantidas essas informações no ambiente virtual e que garantem a segurança das transações.