Visando garantir a segurança de jovens e adolescentes, os encontros presenciais nos polos de capacitação do CIEE foram suspensos durante o período mais agudo da pandemia. Com a retomada das atividades presenciais, a instituição trouxe uma novidade para os aprendizes do Polo da Vila Mariana, em São Paulo: o novo curso de aprendizagem voltado para a área de tecnologia, chamado “Operador de Suporte: Hardware, Software e Redes”. Essa capacitação é feita exclusivamente em um dos laboratórios de informática do polo, que conta com 25 computadores.
“Há muitas instituições que abrem vagas de aprendizagem no CIEE especificamente para atuação na área de informática. Com o novo curso, o jovem pode ter acesso a um conhecimento mais específico, construindo mais pontes que poderão ajudar durante toda a sua carreira na área de computação”, explica Elaine Bancalá, gerente de Aprendizagem e Conteúdos do CIEE.
Além dos jovens do curso de Operador de Suporte: Hardware, Software e Redes, todos os aprendizes passam por um processo de inclusão digital no início de sua capacitação.
“Mesmo que os jovens de hoje sejam nativos digitais, muitos não conhecem recursos que são utilizados no mundo do trabalho e no mundo acadêmico. Esse primeiro passo é muito importante para os novos profissionais”, explica Elaine.
Durante cinco dias consecutivos, os jovens participam de oficinas sobre os aplicativos e ferramentas mais utilizadas por empresas, órgãos públicos e outras instituições no mundo do trabalho, como planilhas, apresentações, editor de textos e emails.
“Os laboratórios de informática dão oportunidade para que muitos aprendizes possam se desenvolver e adquirir conhecimentos que eles levarão para o seu dia-a-dia no mundo do trabalho. Não importa a área de atuação, é sempre importante ter esse tipo de conhecimento”, explica Elaine.
Quer saber mais sobre aprendizagem? Confira abaixo tudo sobre o programa Jovem Aprendiz CIEE