Inicio do conteúdo site.

Novembro Azul: CIEE realiza webinar sobre prevenção ao Câncer de Próstata

18 de novembro de 2020
Especialistas destacam a importância de hábitos saudáveis e acompanhamento médico no controle da doença

Nesta terça-feira, dia 17/11, o CIEE realizou o webinar “Novembro Azul – Prevenção ao Câncer de Próstata”, que teve como foco compartilhar informações sobre a doença e também conscientizar o público sobre a importância da prevenção durante toda a vida.

O evento, que faz parte de uma série de ações do CIEE durante o Novembro Azul, contou com a participação de Archimedes Nardozza Junior, professor afiliado da disciplina de Urologia da Universidade Federal de São Paulo e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, e de Nicolle Laffi, médica ginecologista e obstetra pela Escola Paulista de Medicina e especialista em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. A mediação ficou sob responsabilidade de Susana Borges, supervisora de Benefícios e Qualidade de Vida do CIEE.

A falta de prevenção no público masculino foi abordada por Archimedes. “Infelizmente, não há com os homens a mesma orientação de ir ao médico com frequência, como há com as mulheres. Essa medida é muito importante não só com relação ao câncer de próstata, mas com inúmeras outras doenças”, explicou

A importância do estilo de vida

Um dos pontos levantados pelos especialistas é a importância que o estilo de vida saudável tem na prevenção ao câncer de próstata. “Muitas pessoas acham que a genética é o fator que mais aumenta as chances desta doença. Na verdade, segundo estudos, ela tem uma influência de 20%, enquanto o comportamento e estilo de vida tem 50%”, contou Nicolle.

Segundo a especialista, uma dieta com menos carne vermelha, não fumar, controlar o consumo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos regularmente têm grande influência na prevenção.

Quando começar a prevenção

Segundo os especialistas, uma das principais dúvidas sobre o câncer de próstata é quando se deve começar o acompanhamento médico específico. “Como o câncer de próstata não apresenta sintomas nos estágios iniciais, é preciso que os homens façam um acompanhamento a partir dos 50 anos. Para aqueles que têm fatores de risco, como casos na família e obesidade, por exemplo, essa idade é de 45 anos”, esclareceu Archimedes.

Você pode conferir o webinar na íntegra, abaixo!

Webinar CIEE “Novembro Azul - Prevenção ao Câncer de Próstata”