Inicio do conteúdo site.

Mais espaço para diversidade: um ano de Inclui CIEE

20 de março de 2019
Serviço do CIEE voltado à promoção da diversidade completa um ano em 21/3.Relembre o documentário que marcou o lançamento do Inclui CIEE.

Em 21/3, o Inclui CIEE comemora um ano de atividades. O serviço voltado à promoção da diversidade foi lançado durante um evento com especialistas na capital paulista. Na ocasião, apresentaram um mini documentário que delineava o valor e os entraves para a inclusão profissional de jovens com deficiência.

Lugar de fala

“Ouvimos não apenas especialistas e autoridades que cuidam do cumprimento da Lei de Cotas. Nossa preocupação foi dar voz também a quem mais se interessa pelo o assunto: as pessoas com deficiência”, explica Ricardo Melantonio, superintendente de comunicação, jurídico e compliance do CIEE. Dentre as principais questões levantadas pelo documentário está o preconceito e a acessibilidade.

Aquém do ideal

A contratação de pessoas com deficiência ainda está aquém do ideal em termos da cota estabelecida pela lei. De modo geral, porém, as ações afirmativas – ainda necessárias – já impactam na visão da sociedade sobre quem historicamente esteve excluído do mundo do trabalho. Os avanços também são mostrados na produção, destacando bem sucedidos programas de estágio para estudantes com deficiência.

Conhecendo o Gabão

Dentre os entrevistados está Gabriel Facchini. Um ano atrás, Gabão –  apelido carinhoso impossível de não ser usado após conhecer este jovem com Síndrome de Down  – era estagiário de fotografia da assessoria de imprensa da Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Paulo. No final de dezembro passado, ele foi efetivado. Atualmente acompanha a agenda do prefeito Bruno Covas.

 

 

Conheça o Inclui CIEE