Inicio do conteúdo site.

Semana do jovem trabalhador celebra aprendizes em todo o Brasil

29 de abril de 2019
Palestras, workshops, ações sociais e rodas de conversa animaram a semana

É comemorado no dia 24 de abril, o dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data foi instituída para gerar conscientização sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude. Durante toda a semana passada, participantes do Programa Aprendiz Legal do CIEE em parceria com a Fundação Roberto Marinho participaram de ações por todo o País.

Sudeste

Em São Paulo, o Teatro CIEE recebeu o jornalista Milton Jung para um bate-papo sobre ética e cidadania com os aprendizes. Aproximadamente 280 jovens participaram do evento, que também contou com a presença dos conselheiros José Maria dos Santos e Walter Fanganiello Maierovitch, além do superintendente Jurídico, Compliance e Comunicação do CIEE, Ricardo Melantonio, e o superintendente Geral, Humberto Casagrande.

“Precisamos criar ambientes para que os jovens possam fazer as melhores escolhas, sempre guiados por valores morais como a ética e a cidadania”, disse Milton. Além do bate-papo com o jornalista, que passou algumas lições da vida pessoal e profissional, os jovens que estiveram na palestra foram presenteados com um exemplar do livro É proibido calar, que é de autoria de Milton.

Na zona leste da capital,o Polo de Tatuapé recebeu a palestrante Gabriela Velasques com a palestra sobre empregabilidade e profissões do futuro. Ela também apresentou os cursos gratuitos da plataforma online CIEE Saber Virtual para uma plateia de mais de 200 aprendizes. “Esse tipo de evento fortalece a proximidade com o mundo corporativo, através de dicas e mensagens propiciando aos jovens um contato maior com o mundo do trabalho ”, salientou Velasques.

Interior paulista

No interior paulista, as atividades se diversificaram ao longo da semana. Em Ribeirão Preto, os estudantes compareceram ao plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. No evento foram homenageados os instrutores e foram debatidos vários assuntos de interesse dos aprendizes. Além disso, houve a leitura de cartas enviadas pelas famílias dos aprendizes com agradecimentos ao CIEE e às instrutoras de aprendizagem.

Em Jundiaí, ao longo da semana, todos os aprendizes interagiram com propostas direcionadas ao crescimento pessoal e profissional. Em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, os jovens participaram de um jogo e exploraram o conceito de empreendedorismo social. Diversos gestores de empresas parceiras do CIEE estiveram presentes e compartilharam com os aprendizes a respeito de suas trajetórias e vivências profissionais. Compareceram representantes de empresas como Coopercica, Via Varejo, Mavalério e Compalead. Além disso, foram desenvolvidas explanações e atividades a respeito de linguagem corporal, expressões faciais, empreendedorismo pessoal e orientação de carreira.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a semana contou com audiência pública em Brasília, na Câmara dos Deputados, em comemoração ao Dia do Jovem Trabalhador, para apoiar as ações da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Jovem Aprendiz. O CIEE Brasília contou ainda com a presença de 1.100 aprendizes no Projeto Identidade, em que os jovens apresentaram as suas várias identidades, tais como: identidade visual, social, nacional e cultural. Outra atividade realizada, entre os dias 24 e 26 de abril, foi o desenvolvimento do Projeto Trabalho Decente, com a participação de 1000 jovens, que, por meio de encenações teatrais, mostraram a realidade de diversas profissões.    

Os integrantes do programa Aprendiz Legal foram homenageados em sessão ordinária na Câmara Municipal de Dourados. Na ocasião, o consultor de atendimento do CIEE em Dourados, Edilson Santana fez uso da tribuna livre e mencionou o trabalho que a entidade tem desenvolvido em Mato Grosso do Sul.

Por mais uma semana, mais de 2,7 mil jovens que integram o programa de socioaprendizagem do CIEE em Goiás vão protagonizar a programação especial dedicada à comemoração do dia internacional do jovem trabalhador. As ações estão sendo realizadas em Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Goianésia, Jataí, Rio Verde e Santa Helena e levam aos aprendizes reflexões sobre empreendedorismo, carreira pública, voluntariado, inteligência emocional, além de apresentações culturais capitaneadas pelos próprios aprendizes e artistas locais.

Norte

Em Manaus, foram realizados encontros alusivos ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador  no Teatro Amazonas, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e Museu da Amazônia – Musa. Em Belém, os jovens passaram por oficinas de raciocínio lógico, técnicas de segurança no trabalho, atendimento ao cliente e acessibilidade.Já no município de Altamira, os polos tiveram palestras com as temáticas: mercado de trabalho, como se portar em uma entrevista de emprego,com professores da Faculdade Pitágoras, parceira do CIEE no programa de aprendizagem.

Nordeste

O Nordeste se fez presente com atividades em vários estados, desde circuito de atividades físicas ao ar livre e encontro com influenciadora digital em Mossoró, passando por palestras motivacionais em São Luís no Maranhão e rodas culturais em Sergipe. Em Teresina, as atividades envolveram palestras de coaching e marketing digital. No interior do estado do Ceará, na cidade de Sobral, as atividades focaram na saúde e bem estar. Em Teresina, as atividades envolveram palestras de coaching e marketing digital.

Na Paraíba, as turmas de Comércio e Varejo e Arco Administrativo das instrutoras Alanna Oliveira e Simone Lima realizaram uma atividade cultural, com a orientação e acompanhamento dos monitores, para conhecer a participação histórica da Igreja São Francisco, considerada um dos cartões postais de João Pessoa e patrimônio da cidade.

O Programa Aprendiz Legal do CIEE é inclusivo, expressivo e abrangente. Compartilhe este post nas redes sociais com seus amigos e deixe mais gente saber que é possível ingressar no mundo do trabalho!