Inicio do conteúdo site.
Na imagem uma mulher negra cadeirante está sentada à mesa com um notebook aberto

Lei de Cotas completa 30 anos e fomenta a diversidade no mundo do trabalho

21 de julho de 2021
De acordo com o Inclui CIEE, apesar de muitos desafios ainda presentes para essa parcela da população, existem motivos para comemorar

Neste sábado, 24/7, a Lei de Cotas (8213/1991) completa 30 anos, e de acordo com o Inclui CIEE, iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE que visa contribuir para o aumento da diversidade no mundo do trabalho, apesar de muitos desafios ainda presentes para essa parcela da população, existem motivos para comemorar.

De acordo com levantamento inédito da área, o número de vagas abertas dobrou desde o início do ano, principalmente as destinadas para as pessoas com deficiência. O resultado animador aponta para uma retomada da contratação de trabalhadores com deficiência, grupo fortemente afetado por conta da pandemia. 

Segundo pesquisa do Dieese, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, realizada entre janeiro e setembro de 2020, ao menos 35,8% dos profissionais com deficiência foram desligados por justa causa no período, contra 30,2% no geral. Ainda se somadas as demissões a pedido e por justa causa, esse percentual sobe para 51,8% dos trabalhadores com deficiência, acima dos 41,8% da média geral. 

O relatório da Relação Anual de Informações Sociais 2019, publicado pelo Ministério da Economia, aponta que a participação de pessoas com deficiência no estoque de empregos formais foi de 1,1%.