O Inclui CIEE é um programa de inserção socioprofissional que visa encaminhar candidatos com deficiência para vagas em empresas parceiras do CIEE nos programas de estágio e de aprendizagem. Trata-se da expansão de um serviço oferecido pela entidade, que desde 1999 já beneficiou mais de 40 mil pessoas.
Logotipo Inclui CIEE

Espaço do Inclui CIEE

O Inclui CIEE conta com uma central de atendimento presencial (Rua Tabapuã, 469, Itaim Bibi, São Paulo), completamente adaptada para receber o público com deficiência, inclusive com atendentes fluentes em Libras.

Carro do Inclui CIEE

Em 2019, o CIEE dá um novo passo pela inclusão com o lançamento do carro do Inclui CIEE, veículo adaptado que servirá como base em ações de cadastramento nas comunidades, visando aumentar o número de PCDs atendidos pelo programa. Além disso, o automóvel está disponível para a região metropolitana de São Paulo (capital) para fazer o translado dos interessados em conhecer o Espaço do Inclui CIEE na Rua Tabapuã. Saiba como participar aqui.

Base legal

A Lei de Cotas (nº 8.213/91) é o principal instrumento para inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, ao determinar que empresas com 100 ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos cargos a esse segmento, o que não inclui estagiários ou aprendizes. No entanto, os dois programas são estratégicos para a preparação e ambientação desse colaborador antes da sua efetivação.

Atenção: Os jovens com deficiência não perdem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao serem contratados como estagiários ou aprendizes e podem acumular essa renda assistencial com a remuneração obtida enquanto se capacitam para exercer uma atividade produtiva e se adaptam à realidade do mundo do trabalho.

A inclusão é a ação que gera o primeiro passo para a mudança social, é um gesto que reconhece que existem outros com outras perspectivas além das suas ou do padrão predominante.

Oportunidades

Para a pessoa com deficiência, é uma oportunidade de mostrar competência para desenvolver atividades como qualquer outro profissional dentro da empresa, desde que sejam respeitadas suas limitações e lhe sejam oferecidas condições de acessibilidade ou recursos para esse fim.
Para a empresa, é mais do que uma oportunidade de cumprir uma obrigação legal.
Constitui também um estratégico exercício de responsabilidade social, pois muitos profissionais compensam deficiências como uma alta aptidão para a execução de determinadas tarefas, desde que adequadamente capacitados.

Faça Parte!

Jovens e empresas interessados em integrar o INCLUI CIEE devem entrar em contato pelo telefone (11) 3003-2433, pelo e-mail vagas.inclui@ciee.org.br ou procurar a unidade ou posto de atendimento do CIEE mais próximo.