Inicio do conteúdo site.
Logomarca do Inclui CIEE, representando uma mão com diversas folhas coloridas

O Inclui CIEE é um projeto de inserção socioprofissional que visa encaminhar candidatos com deficiência para vagas em empresas parceiras do CIEE nos programas de estágio e de aprendizagem.
Para participar basta realizar sua inscrição e aguardar um contato nos próximos dias: fiquem atentos seus dados pessoais são fundamentais para esse atendimento.

Espaço Inclui CIEE SP

É um espaço dedicado à inclusão socioprofissional de jovens com deficiência ao mundo do trabalho. Trata-se da expansão de um serviço oferecido pela entidade desde 1999 e que já beneficiou mais de 40 mil jovens com vagas de estágio, aprendizagem e até mesmo emprego.

O Inclui CIEE conta com uma central de atendimento presencial (Rua Tabapuã, 469,Itaim Bibi, São Paulo), completamente adaptada para receber esse público, inclusive com atendentes fluentes em Libras.

Conheça essa história no mini documentário abaixo:

Carro do Inclui CIEE

Em 2019, o CIEE dá um novo passo pela inclusão com o lançamento do carro do Inclui CIEE, veículo adaptado que servirá como base em ações de cadastramento nas comunidades, visando aumentar o número de PCDs atendidos pelo programa. Além disso, o automóvel está disponível para a região metropolitana de São Paulo (capital) para fazer o translado dos interessados em conhecer o Espaço do Inclui CIEE na Rua Tabapuã. Saiba como participar aqui.

Foto frontal do automóvel estilizado Inclui CIEE
Automóvel estilizado do Inclui CIEE, demonstrando o acesso na parte traseira.

Base legal

A Lei de Cotas (nº 8.213/91) é o principal instrumento para inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, ao determinar que empresas com 100 ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos cargos a esse segmento, o que não inclui estagiários ou aprendizes. No entanto, os dois programas são estratégicos para a preparação e ambientação desse colaborador antes da sua efetivação.

Atenção: Os jovens com deficiência não perdem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao serem contratados como estagiários ou aprendizes e podem acumular essa renda assistencial com a remuneração obtida enquanto se capacitam para exercer uma atividade produtiva e se adaptam à realidade do mundo do trabalho.

Oportunidades

Para a pessoa com deficiência, é uma oportunidade de mostrar competência para desenvolver atividades como qualquer outro profissional dentro da empresa, desde que sejam respeitadas suas limitações e lhe sejam oferecidas condições de acessibilidade ou recursos para esse fim.
Para a empresa, é mais do que uma oportunidade de cumprir uma obrigação legal.
Constitui também um estratégico exercício de responsabilidade social, pois muitos profissionais compensam deficiências como uma alta aptidão para a execução de determinadas tarefas, desde que adequadamente capacitados.

A inclusão é a ação que gera o primeiro passo para a mudança social, é um gesto que reconhece que existem outros com outras perspectivas além das suas ou do padrão predominante.

Enquete

Queremos conhecer mais sobre você. Participe!

Ao acessar os cursos online, o tipo de dúvida que você possui é:

Técnica, em relação ao computador / smartphone / tablet.
Técnica, em relação à plataforma dos cursos.
Pedagógica / conceitual.
Não tenho dúvida.

Faça parte

Jovens e empresas interessados em integrar o INCLUI CIEE devem entrar em contato:
telefone (11) 3003-2433
e-mail vagas.inclui@ciee.org.br ou procurar a unidade ou posto de atendimento do CIEE mais próximo.