O Inclui CIEE completou 3 anos! Para comemorar essa data tão importante para o nosso programa que busca contribuir e incentivar a diversidade no mundo corporativo, o CIEE realizou um webinar especial, com a presença de Karen Bueno, analista de RH da SPDM; Mariana Nascimento, estagiária da SAP Brasil; Patrícia Antônia, analista de RH da IFF Essências e Fragrâncias; e Teresa Macedo, gerente de RH do Comitê Paralímpico Brasileiro. A mediação foi realizada por Lilene Ruy, supervisora de Inclusão Social do CIEE
“Queremos mostrar que existem desafios e que há muito a ser realizado, mas que isso pode ser superado. Fazemos o convite para que empresas invistam na inclusão e pensem na diversidade como um plano de negócios”, comentou Lilene.
Com foco em histórias reais, o evento deu espaço para cada uma das painelistas compartilhar suas experiências a respeito da temática no mundo do trabalho. Quem abriu a conversa foi Karen. “A verdadeira inclusão começa no próprio processo seletivo. Embora tenhamos vagas específicas para pessoas com deficiência, todas as outras vagas também estão abertas e todos podem participar. Não existir essa distinção é essencial para termos maior equidade”, contou.
Já Mariana, estudante de Administração de Empresas com deficiência visual total, contou um pouco de sua história, que pode servir de exemplo para muitas pessoas. “O Inclui CIEE foi muito importante para que eu conseguisse meu estágio na SAP. Meu dia a dia não é muito diferente de qualquer outro estagiário. Na empresa que trabalho, não sou conhecida como estagiária PCD, mas como mais uma colaboradora”, explicou.
Depois da experiência de uma estudante, foi a vez de Patrícia Antônia falar um pouco de sua vivência sobre o tema como profissional de RH. “Por meio de comitês e grupos de afinidades, fizemos uma série de ações, como uma semana para falar sobre a causa LGBTQIA+, um programa de estágio focado em jovens negros, uma semana de inclusão e um programa de estágio para pessoas com mais de 50 anos. Essas ações só trazem benefícios para nossa empresa”, demonstrou.
Para encerrar o evento, quem compartilhou todo o seu conhecimento sobre inclusão e diversidade foi Teresa Macedo. “Inicialmente, a inclusão era feita apenas de maneira obrigatória. Hoje, ela é abordada de uma maneira muito diferente, com uma visão muito mais ampla. A pessoa com deficiência é o foco do Comitê Paralímpico Brasileiro nos esportes, mas nossa missão também passa pela inclusão, que passa necessariamente pela empregabilidade. Por isso, promover e participar desse debate é tão importante para nós”, explicou.
Durante o evento, muitas outras histórias e experiências foram compartilhadas. Quer assistir o evento na íntegra? Confira o vídeo abaixo!