Na noite do dia 20/09, o superintendente Geral do CIEE, Humberto Casagrande, recebeu o título de Cidadão Paulistano, em um evento realizado no Teatro CIEE, no Bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. A honraria é concedida pela Câmara Municipal de São Paulo para pessoas que nasceram em outras cidades e que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços à comunidade ou tenham se destacado pelo desempenho na vida pública ou privada. A iniciativa da homenagem foi do vereador Fábio Riva (PSDB).
“Estou honrado de ser o proponente deste justíssimo título de Cidadão Paulistano. O nosso papel como homem público é ser porta-voz da sociedade, como poder fazer essa homenagem. É muito visível o que nosso homenageado tem de construção de amizades verdadeiras em sua vida. Não são os títulos ou o cargo que trazem isso. É somente a pessoa. Quando oferecemos este título é justamente à pessoa”, falou Fábio Riva, em seu discurso.
Nascido na cidade paulista de Dois Córregos, Humberto Casagrande é engenheiro de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR e mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Acumula ampla experiência no mercado financeiro, tendo sido conselheiro da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA.
Atuou como diretor de diversas instituições bancárias como Sudameris, Fator, Citibank e Banespa. É ex-presidente e fundador da APIMEC Nacional – Associação Brasileira dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Atualmente, é superintendente Geral do CIEE, instituição filantrópica com mais de 58 anos de existência, que atua na área de assistência social através de programas como o de estágio e aprendizagem.
Quem também teve a oportunidade de prestar uma homenagem foi o jornalista Carlos Nascimento, amigo de Casagrande e também natural da cidade de Dois Córregos/SP. “A homenagem que hoje o Humberto Casagrande recebe, transborda para todos que, assim como ele, vieram do interior para São Paulo. Com ele, trouxe segredos que aprendeu com a família e que parecem estar cada vez mais esquecidos nos dias de hoje. O respeito, a ética e o jeito certo de fazer as coisas. O realizar para empreender, e não para enriquecer. Talvez por isso, hoje abra tantas oportunidades para os jovens no CIEE”, falou.

“Estou genuinamente emocionado e grato. Gostaria de agradecer à Câmara de São Paulo, especialmente ao vereador Fábio Riva, por essa honraria, e a todos os demais presentes. Devo muito a essa cidade fabulosa, onde passei boa parte da minha vida. Uma pesquisa rápida mostra a grandeza dessa cidade, que, sozinha, representa 11% do PIB de nosso País. Em população, é a 8ª maior cidade do planeta, possui cidadãos que vieram de mais de 100 países”, afirmou Casagrande, em seu discurso.
Ele também abordou os desafios que São Paulo precisa superar, entre eles a desigualdade social. “O CIEE trabalha em vários programas para amenizar esse problema. Em São Paulo, temos 23,8 mil estagiários e 8 mil aprendizes. Adicionalmente temos dois Espaços de Cidadania, um no Grajaú e outro na Vila Mariana, que atendem jovens em situação de vulnerabilidade no horário do contra fluxo escolar. Também oferecemos cursos gratuitos, trabalhamos junto com secretarias municipais. A cidade de São Paulo sempre estará pronta para o desenvolvimento esperado pelos seus cidadãos e continuará sendo a locomotiva da América Latina, a cidade que respira o trabalho e a cidade que acolhe pessoas de todo o País e de todo o mundo”, completou.