Em entrevista para o programa CBN Noite Total, com a jornalista Tania Morales, o superintendente Geral do CIEE, Humberto Casagrande, falou sobre as mudanças que estão sendo discutidas no Congresso na Lei da Aprendizagem, que visam tornar o programa mais prático para instituições que buscam contratar jovens aprendizes.
“Hoje, o jovem fica 70% do tempo na empresa e 30% na capacitação teórica. O que se busca é o 4/1, ou seja, o jovem trabalha quatro dias na semana e passa um dia na capacitação. Além disso, seria permitido que estudantes maiores de 18 anos pudessem trabalhar também aos sábados e domingos, atendendo melhor as demandas do varejo. O cálculo da cota seria através do percentual do número de funcionários. Hoje o cálculo é feito a partir de uma fórmula complexa, que demandas as vezes a contratação de um contador para fazer essa conta”, comentou.
Casagrande prosseguiu. “O que está sendo discutido na Câmara dos Deputados, juntamente com o governo, é uma mudança para tornar o programa Jovem Aprendiz mais atraente para empresas. No sentido de ser mais flexível, fornecer um conteúdo que ajude mais a empresa… O que está se buscando é que o programa Jovem Aprendiz seja cada vez menos visto como uma cota e cada vez mais como um instrumento moderno de recursos humanos para as empresas”, explicou.
Quer saber mais sobre o tema? Acessehttp://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/288577/proposta-de-mudancas-na-lei-de-aprendizagem-atende.htm e confira a entrevista na íntegra.