Você sabe qual é a expectativa de vida no Brasil? Em 2020, devido à pandemia da COVID-19, ela foi reduzida para 74,8, dois anos a menos do que havia sido projetado anteriormente. Mesmo que tenha diminuído, ainda é maior do que há 70 anos, quando essa expectativa atingia apenas 45,5 anos.
Junto desse aumento significativo, há também as novas possibilidades, como a relação entre diferentes gerações, também conhecida por “relação intergeracional”. Mas, você sabe qual é a importância dessa troca de conhecimentos entre diferentes faixas etárias? Ela fortalece o relacionamento, contribui na construção de novas ideias e entrega uma lista enorme de aprendizados, dentro e fora do mundo do trabalho.
Para melhor exemplificar a importância dessa troca de experiências, separamos alguns conteúdos sobre o tema.
Confira a lista que fizemos para você!
FILMES E SÉRIES
Up! Altas aventuras
A animação lançada em 2015 conta a história de Carl Fredricksen, que aos 78 anos sofre uma grande perda e conhece Russell, um jovem escoteiro. A princípio, o menino estava apenas interessado em completar uma missão para ganhar a medalha de mérito por ajudar um idoso, mas no final, os dois acabam construindo uma amizade improvável e vivendo uma grande aventura juntos. Carl, com depressão e vontade de se isolar do mundo, redescobre o sentido da vida durante a velhice com a ajuda de Russell, que insiste em ficar ao seu lado durante toda a jornada. Onde assistir? Disney+.
Classificação Indicativa: Livre
Um senhor estagiário
O filme de comédia gira em torno de Ben Whittaker, um viúvo de 70 anos, que retorna ao mundo do trabalho como estagiário de um site de vendas de roupas. A empresa o contratou após desenvolver um projeto que tinha como objetivo a contratação de novos estagiários, possibilitando que eles voltassem a trabalhar. Ben, já aposentado e cansado de sua rotina monótona, viu a oportunidade como uma chance de se reinventar. “Um senhor estagiário” é um ótimo exemplo sobre inclusão de gerações e como a relação entre elas pode trazer muitos resultados positivos, principalmente, ao falarmos de crescimento pessoal e profissional. Veja o trailer no YouTube.
Classificação Indicativa: +10
This is us
A comédia dramática lançada em 2016 conta a história de três pessoas nascidas no mesmo dia: Kate, irmã gêmea de Kevin, uma mulher que luta contra a obesidade, distúrbios alimentares e depressão; Kevin, um ator de TV cansado de fazer papéis superficiais e Randall, um homem muito inteligente, considerado um excelente pai e marido, mas que sofre de ataques de estresse e ansiedade. Apesar da série não ser voltada a questões de envelhecimento, ela lida com muitos assuntos importantes como relação familiar, abandono e relação com o tempo, mostra cenas da atualidade e do passado, fala sobre como os filhos começam a entender por que os pais agiam daquela maneira e como as situações da infância afetam a vida adulta. Onde assistir? Prime Video.
Classificação Indicativa: +14
Os Experientes
A produção nacional “Os Experientes” é uma minissérie de apenas quatro episódios da Rede Globo que foi lançada em 2015. O enredo apresenta quatro histórias independentes sobre envelhecimento e mostra como os personagens se reinventam e se redescobrem ao começar a viver uma das melhores fases da vida. Uma frase que resume bem o objetivo da narrativa foi a dita pelo diretor geral, Fernando Meirelles: “Nossa cultura é obcecada pela juventude, e os velhos tendem a ser colocados de lado como se não tivessem mais nada a dizer ou ensinar…”. A série tem tudo a ver com a inclusão de gerações e nos lembra sobre todos os aprendizados que são possíveis nas relações entre diferentes idades. Onde assistir? Globoplay.
Classificação Indicativa: +14
Livro
Se eu fosse a vovó
Por falar em relação intergeracional, “Se eu fosse a vovó” é um livro infantil escrito pela Gabriela Monteiro, que conta como a menina Malu gosta de ir para a casa dos avós Pedro e Betina, pois é onde ela pode ouvir histórias, saborear comidas gostosas e se divertir com brincadeiras antigas. A menina ainda questiona o porquê dos outros adultos, que estão sempre ocupados e com pressa, não conseguirem se divertir lá como ela. Apesar de ter uma linguagem infantil, o livro mostra a qualquer público de forma fácil, a importância do encontro de gerações.
Classificação Indicativa: Livre
Mas e aí, deu pra entender o quanto essa troca de experiências é importante? De modo geral, ter novas visões de mundo e conhecer a vivência de outras pessoas, traz muitos pontos positivos que podem ser aproveitados na vida pessoal e profissional. Então, separa a pipoca e vem aprender sobre o tema de uma forma mais divertida!
Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar com a galera!
Encontro CIEE da Diversidade e Inclusão – 27 e 28 de outubro, saiba mais em portal.ciee.org.br/encontro-da-diversidade/