Expo CIEE fecha o ano com 10 mil visitantes em Fortaleza

3 de dezembro de 2018
Foram 2,1 mil vagas de estágio e aprendizagem, 32 expositores e 20 palestras sobre temas como educação financeira e orientação profissional

O Centro de Eventos do Ceará recebeu 10 mil visitantes da Expo CIEE Ceará entre os dias 29 e 30 de novembro.  Foi a primeira vez que uma cidade do Nordeste recebeu a maior feira estudantil da América Latina. Além de muita informação e orientações sobre carreira, os jovens puderam se cadastrar para 2,1 mil vagas de estágio e aprendizagem – 1.400 para estágios e 700 para aprendizes. Foram 32 expositores entre universidades, escolas profissionalizantes, órgãos públicos, escolas de idiomas, entre outros, e 20 palestras sobre os mais variados temas, como educação financeira e orientação profissional.

“Esse tipo de evento serve para orientar, fazer com que a gente saiba mais sobre carreira. O jovem quando sai do Ensino Médio muitas vezes tem dúvidas sobre que caminho seguir”, disse o universitário Bruno Sobral, de 24 anos. Ele começou uma faculdade de Ciência da Computação e agora cursa Sistemas Digitais e buscava mais informações sobre estágios.

Além das atividades voltadas para o mundo profissional, humoristas locais e música, misturando ritmos como funk, arrocha e forró, levaram entretenimento ao público, que também se divertiu com um jogo de perguntas e respostas sobre o universo geek. Tudo isso no Palco Jangadeiro, também montado no espaço para receber os estudantes.

Para o gerente do setor de Feiras do CIEE, Marco Panza, o sucesso do evento no Nordeste reflete uma realidade já conhecida em outras regiões do País. Em 2018, a Expo passou por São Paulo, Goiânia, São José dos Campos e Sorocaba. “Por aqui o jovem encontra tudo que precisa para entrar com o pé direito no mundo do trabalho. São informações sobre universidades, cursos profissionalizantes, escolas de idiomas e também muita diversão, com uma programação cultural montada exclusivamente para o evento”, conta Marco.