Inicio do conteúdo site.
Ilustração com fundo azul, retrata uma mesa, com computador desktop sobre ela, cadeira preta com rodinhas ao lado e algumas desenhos colados na parede

eSport: o que é e seus principais jogos

5 de outubro de 2021
Saiba mais sobre jogos eletrônicos e o seu cenário competitivo

Você sabia que o eSport é uma das indústrias de entretenimento que mais cresce no mundo? Os esportes eletrônicos são competições organizadas de jogos de mobile, console ou pc. Pode parecer uma modalidade nova do universo de jogos, porém, o primeiro campeonato de eSports do mundo foi organizado em 1972 por alunos da Universidade de Stanford, na Califórnia.

Além disso, competições de jogos de computador eram feitas em lan houses entre os anos 90 e 2000, com divisões de times e até premiações para o grupo vencedor.  Parece até que o futuro estava sendo previsto! O entretenimento foi transformado em negócio, o avanço tecnológico teve grande participação nas mudanças que ocorreram no mundo dos esportes eletrônicos e este mercado é uma ótima forma de conectar-se e dialogar com o público jovem.

Essa comunidade tem crescido gradativamente, ganhando mais espaço e visibilidade a cada dia. Em 2020, os atletas brasileiros ganharam R$ 23,7 milhões em premiações de eSports, de acordo com dados apresentados pela TechTudo. A consultoria Alvarez & Marsal, levantou dados que mostram que os eSports devem faturar mais do que a economia mundial em 2021, cerca de US$ 1,1 bilhão. Na pandemia, enquanto os campeonatos de futebol, vôlei e outros esportes tiveram que parar, os de eSports se mantiveram. Afinal, toda a disputa acontece on-line. Vamos conhecer os formatos e quais são os principais jogos?

Principais jogos eletrônicos e modalidades de eSports

A modalidade mais popular é o MOBA ou Multiplayer Online Battle Arena, são jogos de estratégia que contam com dois times e o objetivo é uma equipe conseguir destruir a base da outra. Fazem parte da modalidade jogos como League of Legends (LoL) e Defense of the Ancients 2 (DotA 2). 

Outro formato é o FPS ou First Person Shooter, que traduzido significa “tiro em primeira pessoa”, são jogos de ação em que a visão do jogador é a mesma do personagem, sendo sua principal característica o uso de armas. Alguns jogos deste formato são: Counter-Strike (CS:GO) e Overwatch.

Futebol também é uma modalidade de eSport, e conforme já deixa subentendido, são jogos que simulam uma partida de futebol. Alguns games são: FIFA e Pro Evolution Soccer (PES). Free Fire e Fortnite fazem parte do formato de jogos eletrônicos Battle Royale, cujo objetivo é sobreviver a confrontos, seja individualmente ou em grupo. 

Para finalizar essa lista, a modalidade que pode ser considerada como a origem dos eSports: Fighting Games, que nada mais é do que jogos de luta entre jogadores, como Street Fighter e Super Smash Bros.

Torneio CIEE de eSports: Free Fire

O jogo faz parte da modalidade Battle Royale e pertence à Garena. O Free Fire é um dos games mais populares do mundo. Foi considerado o melhor jogo mobile de 2018 e em 2021, atingiu a marca de 1 bilhão de downloads. Com uma jogabilidade fácil e rápida, o objetivo é ser o último jogador vivo. 

Trata-se de um jogo acessível, e é necessário apenas ter um celular com sistema operacional Android ou IOS e conexão com a internet. Por isso, foi escolhido para estrelar o primeiro Torneio de eSports do CIEE, campeonato 100% on-line que surgiu com o objetivo de conectar as marcas ao público gamer.

Quer fazer parte desse mercado em ascensão? Mande um e-mail para esports@ciee.ong.br e faça parte do primeiro Torneio CIEE de eSports!