Especialista em recrutamento dá dicas para conquistar o 1° emprego

11 de janeiro de 2019
Assista ao vídeo com o a entrevista de Rodrigo Vianna da Mappit

Rodrigo Vianna, CEO da consultoria de recrutamento Mappit é um dos convidados

Em entrevista a MONEY REPORT, Rodrigo Vianna, CEO da consultoria de recrutamento Mappit, diz que o jovem em busca do primeiro emprego precisa ter postura adequada e ter experiências durante os anos de faculdade para ser um candidato competitivo.

Dentre as principais barreiras e entraves para o jovem adentrar no mundo do trabalho, Rodrigo pontua que, em um cenário econômico desfavorável, não são criadas novas vagas na base da hierarquia corporativa. “No geral, as novas vagas são para profissionais recém-formados “, observa. “Se esses profissionais, no geral entre 18 e 24 anos, não tem oportunidade de concorrer a novas vagas, essa faixa acaba sendo mais prejudicada”. Ele também não deixa de considerar o fato do Brasil ser um País ainda muito dependente do setor industrial para fazer girar sua economia.Confira abaixo alguns dos assuntos abordados na entrevista e não deixe de assistir.

Concorrência

“O jovem tem que estar pleno e preparado na hora do processo seletivo. A concorrência é enorme”, afirma. Uma vez que esse jovem não tem no geral uma experiência profissional significativa, é importante focar em características pessoais e em experiências complementares como desempenho acadêmico ou participação em Empresa Júnior por exemplo, na hora da entrevista.

Formação, Idiomas e disponibilidade

A depender do perfil da vaga, os empregadores vão focar em questões técnicas. No geral, quem  fala um segundo idioma sai na frente. “Algumas empresas ficam de olho na disponibilidade, ou seja, se o candidato pode trabalhar de manhã ou de tarde no caso de estágio”.

Voluntariado 

De acordo com Rodrigo, muitos candidatos não levam em conta a própria experiência em serviços voluntários como em igrejas, clubes e escolas. “Trabalho social com o terceiro setor é muito relevante para colocar no seu currículo”, orienta.

 

E você, quer conseguir uma chance de primeiro estágio? Não deixe de se manter atualizado seu cadastro no CIEE!