Espaço de Cidadania da Xavier de Toledo promove intercâmbio literário

5 de abril de 2019
Conviventes do espaço de Cidadania de Xavier de Toledo, em São Paulo / Divulgação CIEE
Atividade possibilitou troca de experiências entre brasileiros e imigrantes ou refugiados

Conviventes brasileiros e imigrantes ou refugiados do Espaço de Cidadania Xavier de Toledo, no centro da cidade de São Paulo, compartilharam histórias e praticaram a arte da escrita e da leitura por meio de trocas de cartas.

Quem idealizou a ideia foi Francisco Silva Oliveira, estagiário do CIEE. “Essa ação deixou todos os envolvidos bastante felizes e emocionados, pois perceberam que mesmo sem falar a mesma língua já conseguem se comunicar o que favoreceu um convívio mais fraternal e harmonioso”.

Durante a atividade, os conviventes do grupo do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, em sua maioria brasileiros, escreveram cartas ao grupo que participa de aulas de português para imigrantes e refugiados,  falando um pouco de si e indicando pontos turísticos e espaços de lazer que frequentam na cidade.

Já os conviventes imigrantes e  refugiados que estão participando das aulas de português, após receberem e lerem as cartas, escreveram respostas na mesma dinâmica, com o acréscimo de dentro do envelope, além da carta, enviarem também uma foto de um ponto turístico de sua terra natal.

As respostas foram entregues em mãos no dia 28 de março, quando foram comemorados os aniversariantes do mês. Os conviventes puderam conhecer as pessoas para quem haviam escrito além de interagirem através de jogos de tabuleiro, pingue pongue e o tradicional bate-papo. Para finalizar, foi cantado parabéns em quatro línguas diferentes: português, espanhol, inglês e francês.