“Empresas que apostam na diversidade faturam mais”, avalia especialista

7 de fevereiro de 2019
Entenda os principais pontos para considerar na hora de implantar um programa de diversidade

Em entrevista a MONEY REPORT, Eliezer Silveira Filho, executivo de marketing, fala sobre a importância e o impacto da pluralidade de ideias nas companhias.

Eliezer Silveira Filho é executivo de marketing para a América Latina na Stefanini e possui especialização em liderança LGBTQI pela Stanford University. Na entrevista, ele destaca que “o Brasil é um país ainda muito desigual”, e essa desigualdade se reflete dentro das instituições. “Hoje temos empresas em estágios muito diferentes de diversidade”.

Para o especialista, é nítido que o setor privado, especialmente de grandes grupos, possui um protagonismo neste processo. “As maiores empresas e as multinacionais saem na frente inicialmente pela influência de suas matrizes de outros países e hoje pela chegada dessa pauta na mídia”, observa. “Elas passam a enxergar a diversidade não apenas como um mecanismo de inclusão social mas também de retenção de talentos.”

Eliezer destaca os pontos principais para a implantação de programas de diversidade nas empresas e as vantagens para as organizações.

Apoio da alta gestão

A primeira questão levantada pelo especialista é de que a alta gestão da empresa precisa estar comprometida com a diversidade, do contrário, será um esforço infrutífero, mesmo que seja um desejo de pessoas de escalões abaixo na hierarquia.

Faturamento

Eliezer cita um levantamento da consultoria McKinsey que aponta que 33% das empresas que têm diversidade racial tem resultados melhores de faturamento. “Com o tempo a empresa que não investe em diversidade vai deixar de existir”

Responsabilidade Social

A responsabilidade social e a diversidade não são sinônimos, mas estão relacionados. “Diversidade não pode ser encarada como unicamente responsabilidade social, mas é preciso lembrar disso.” Ele cita, por exemplo, a falta de representatividade de mulheres e pessoas negras, que são maioria na população, mas que esse público não está refletido em quadros das organizações em cargos de alta hierarquia.

Inovação

“Como você consegue ter novas ideias e soluções se todos na organização tem o mesmo perfil, mesmo background e formação?”,questiona. Para ele, é necessário ter um ambiente diverso para avançar em inovação.

Retenção de talentos

Hoje as pessoas não tomam decisões profissionais baseadas apenas em salários, mas também em propósito.Estar aberto a diversidade significa também ter a possibilidade de reter jovens talentos.

Confira a entrevista na íntegra no vídeo:

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,Instagram, Twitter, YouTube,LinkedIn para ficar por dentro de conteúdos como esse!