Inicio do conteúdo site.

Diversidade e inclusão no mundo corporativo

14 de junho de 2022
Promova a pluralidade dentro da sua empresa

Vivemos em uma sociedade com múltiplas culturas. A diversidade e inclusão representam a união, respeito e empatia a essas pluralidades, e se tornou um assunto cada vez mais abordado, principalmente dentro das organizações.

Com frequência, vemos empresas divulgarem oportunidades destinadas às pessoas com deficiência, buscando cumprir a lei de cotas, levando em consideração o número de funcionários. No entanto, a pluralidade dentro das organizações vai muito além disso. 

Apesar da evolução da diversidade dentro das empresas, a porcentagem de pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e pessoas com deficiência em cargos superiores ainda é muito baixa. 

 

Diferenças entre diversidade e inclusão 

Além de falar sobre diversidade, é necessário que a inclusão seja colocada em prática. Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), com 16,5 mil pessoas, apontou que 37% dos entrevistados de grupos de minorias veem dificuldades para o seu crescimento profissional. Isso ocorre porque grande parte dos funcionários não se sentem pertencentes à organização.

A diversidade está ligada às características de tudo que é diverso: etnia, gênero, idade, orientação sexual, entre outros. Ou seja, uma empresa plural é aquela que busca oferecer oportunidades para diferentes profissionais. Quando falamos de inclusão, garantimos que essas pessoas se sintam acolhidas, ouvidas e respeitadas em seu ambiente de trabalho.

Promover a inclusão é primeiramente uma mudança de mentalidade, e ao mesmo tempo estimular um maior engajamento com a organização.

 

Promovendo a inclusão 

Diferenças são importantes e fazem as empresas crescerem. Está provado que ao adotar ações inclusivas, gestores promovem melhora na cultura organizacional e reafirmam o seu posicionamento no mercado, mas você sabe o que fazer para que isso aconteça?

Vamos te mostrar algumas ações para incentivar a inclusão dentro do ambiente corporativo:

  • Invista na comunicação interna: os funcionários também precisam estar totalmente engajados com a causa. Para isso, promova treinamentos com foco na conscientização dos colaboradores, para que valorizem o respeito às diferenças;

 

  • Reavalie os processos seletivos: A atração de talentos é a porta de entrada para novos profissionais. Eles vão agregar habilidades técnicas e comportamentais à sua equipe, ajudando a construir um ambiente inclusivo e respeitoso. Avalie muito bem os perfis e dê oportunidade às diferenças;

 

  • Crie programas de inclusão: Muitas pessoas defendem uma causa mas não acham abertura em suas empresas para falar sobre tais temas. Programas como comitês ou grupos de ação podem fortalecer o relacionamento entre os funcionários e promover debates para melhoria coletiva.

 

  • Participe de eventos/ feiras: Além das ações internas, participar de ações externas é essencial. A troca de experiências é fundamental para que as ações de inclusão sejam colocadas em prática dentro da empresa. Além de ser educativo, engajar e motivar os funcionários, ajuda a empresa a tomar as melhores decisões sobre o assunto.

 

Vamos colocar essas ações em prática? Envie um e-mail para encontrodadiversidade@ciee.ong.br e abrace a diversidade junto com o CIEE!


Mais posts com "Encontro CIEE da Diversidade e Inclusão"