Inicio do conteúdo site.
Professora Daniela Lago em palestra gratuita no CIEE.

Dicas para o despertar profissional

11 de junho de 2019
Palestra gratuita dá dicas sobre comportamentos que são valorizados pelo mercado de trabalho e farão ainda mais diferença no futuro.

Segundo pesquisas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a estrutura do mercado do trabalho está passando por uma revolução que se intensificará até 2030. “Ocupações que estão no meio da cadeia produtiva – que geralmente demandam ‘apenas’ ensino superior completo – serão substituídas por inteligências artificiais, restando a tais pessoas ascender para cargos superqualificados ou desempenhar atividades tecnicamente menos exigentes”, alertou a professora Daniela Lago, colunista fixa do UOL, especialista em comportamento no trabalho, coach de carreira e mestre em administração.

Despertar profissional

Nesse contexto, é essencial estar consciente da estrada profissional que está sendo trilhada. Em palestra dada no Teatro CIEE, em 11/6, Daniela Lago passou dicas práticas para que as pessoas tornem-se protagonistas das suas carreiras: o diferencial estará no comportamento (soft skills) dos funcionários e não nas habilidades técnicas (hard skills). Ela baseou sua apresentação em duas analogias. A primeira consiste em considerar promoções como frutos de sementes plantadas na entrega de resultados, mesmo em tarefas simples. A outra: encarar as empresas como ônibus com rotas definidas que podem – ou não – deixar os passageiros perto do destino pretendido. Ou seja, o funcionário deve ter metas profissionais definidas para saber se sua atuação está deixando mais perto ou mais longe dela.

Competências fundamentais

Todos os participantes da palestra ganharam um exemplar de Despertar profissional – Dicas práticas de comportamento no trabalho, livro de sua autoria. Daniela Lago mostrou também uma lista de competências cruciais para o futuro:

  1. Comunicação (empatia)
  2. Criatividade
  3. Pensamento crítico
  4. Rapidez na ação

Postura profissional

Ao final da palestra, Daniela ainda deixou dicas pata ter uma boa postura profissional:

  • Cuide de sua aparência
  • Seja responsável
  • Pontualidade é crucial
  • Tenha educação com todos
  • Atente-se ao linguajar
  • Se interesse pelos negócios e pelas pessoas

Palestra gratuita

O evento integra o calendário de palestras gratuitas do CIEE voltadas às discussões sobre recursos humanos, terceiro setor, educação, política e economia. Iniciativa que visa levar para o público atendido pela instituição – educadores, empresários e, especialmente, jovens potenciais estagiários e aprendizes – informações de qualidade e formação humanística.