Inicio do conteúdo site.

Dia Mundial do Refugiado busca conscientização sobre crise que afeta milhões de pessoas

21 de junho de 2022
Programa jovem aprendiz fortalece a autonomia de jovens refugiados vivendo no Brasil

Você sabia que o dia 20 de junho foi escolhido para ser o Dia Mundial do Refugiado?. Esta data é marcada por uma variedade de eventos em muitos países ao redor do mundo em apoio às pessoas refugiadas. Essas atividades são lideradas ou envolvem os próprios refugiados, e tem envolvimento de instituições e governos de todo o planeta. Neste ano, o foco é mostrar que todos, não importa quem, quando ou onde, têm o direito de buscar proteção.

O CIEE não fica de fora desse movimento e atua de diferentes maneiras para ajudar essas pessoas. A principal delas é o programa Jovem Aprendiz CIEE. Ainda há muitas dúvidas sobre a contratação de refugiados em nosso País, mas é perfeitamente legal contratar pessoas refugiadas seguindo as normas trabalhistas brasileiras.

Para tirar essas dúvidas e fortalecer a autonomia e capacitação de jovens refugiados vivendo no Brasil, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE lançaram em 2021 uma cartilha sobre contratação de jovens refugiados pela modalidade Jovem Aprendiz.

O documento tem informações e orientações para empresas que desejam ampliar seu quadro de diversidade por meio da inclusão de pessoas de outras culturas, que trazem bagagens e conhecimentos que agregam no desenvolvimento de empresas do setor privado.

Em um contexto global de deslocamento forçado em que quase metade das pessoas forçadas a fugir de suas casas são crianças e jovens menores de 18 anos, programas que visam integração por meio da aprendizagem trazem esperança e autonomia para essas pessoas que, apesar de todos os desafios, demonstram enorme resiliência e capacidades distintas para contribuírem com o país onde buscam segurança.

Você pode saber mais sobre os direitos e as campanhas de apoio a pessoas refugiadas no site da ACNUR, no link a seguir: https://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/

Você também pode conferir como foi o lançamento da cartilha pelo vídeo abaixo: 

Aprendizagem: mais que uma oportunidade, Contratação de jovens refugiados