Inicio do conteúdo site.

Dia Internacional do Jovem Trabalhador celebra importância de quem ingressa no mundo do trabalho

23 de abril de 2021
CIEE fez um levantamento para mostrar qual é a situação atual dos jovens que estão em busca de suas primeiras oportunidades profissionais

Neste sábado, dia 24/04, é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, uma importante data para refletir sobre o cenário que novos profissionais que ingressam no mundo do trabalho enfrentam todos os dias. O CIEE tem papel importante nessa discussão, e levantou dados de como a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 afetou a empregabilidade da juventude brasileira.

De acordo com nosso levantamento, a oferta de oportunidades de estágio e aprendizagem cresceu no 1º trimestre de 2021, em comparação aos últimos meses de 2020. O movimento ascendente indica recuperação no período, entretanto, ainda distante dos números pré-pandemia.

Outro ponto de destaque do levantamento é o número de vagas abertas que cresceu 28,9% no 1º trimestre de 2021, se comparado aos últimos três meses de 2020. Entretanto, apresenta retração de 28,7% em relação ao 1º trimestre de 2020.  O estágio segue como o programa mais afetado e apresentou retração de 34,1% no comparativo com os primeiros meses de 2020. Já a aprendizagem registrou crescimento de 3,9%.  

 “A criação de oportunidades é um reflexo direto da economia, e tivemos o impacto do fechamento do comércio no primeiro trimestre dado o agravamento da pandemia”, afirma Marcelo Gallo, superintendente Nacional de Operações do CIEE, que aponta que o crescimento poderia ser maior.

 

As frentes do CIEE para ajudar os jovens

 Em seus 57 anos de existência, o CIEE atua em várias frentes para garantir que cada vez mais portas se abram para os jovens no mundo do trabalho. Conheça nossas iniciativas:

Programa de Estágio

Jovem Aprendiz CIEE

Jovem Talento

CIEE+

Inclui CIEE

Revista Jovem CIEE

CIEE Saber Virtual