Estabelecido pela ONU em 12 de agosto de 1999, o Dia Internacional da Juventude completa 21 anos com o mesmo desafio com o qual foi proposto: conscientizar os jovens sobre seu papel para um futuro melhor para todos.
Em 2020, o tema é “Engajamento Juvenil para Ação Global”, que, segundo a própria Organização, “busca destacar as maneiras pelas quais o engajamento dos jovens em nível local, nacional e global está enriquecendo instituições e processos nacionais e multilaterais, bem como tirar lições sobre como sua representação e engajamento na política institucional formal podem ser significativamente aprimorados.”
Mantidas as devidas proporções, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE restabelece sua parcela de responsabilidade continuando ao lado do jovem no que tange ao mundo do trabalho e transformação através da educação. Fazemos isso via nossos dois principais programas, que são o coração de nossa instituição: o Estágio e a Aprendizagem.
Estágio: abrindo as portas do mundo do trabalho
Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FIPE, 96,7% das empresas consideram que os estagiários são importantes, muito importantes ou essenciais para os resultados atingidos por suas organizações. De acordo com a Lei 11.788/08, “estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, profissional, médio, especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”
Para o CIEE, um dos responsáveis pela criação da Lei do Estágio, o programa é a possibilidade de recrutar e capacitar futuros profissionais, ajudando na descoberta de talentos e assegurando a longevidade dos valores difundidos pela empresa.
Aprendizagem: combatendo o trabalho infantil e a evasão escolar
Como instituição beneficente, o CIEE apoia e ressalta a importância da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) como medida legal das mais eficazes para combater esses problemas. Segundo dados do PNAD 2015, a maior concentração de trabalho infantil está na faixa etária de 14 a 17 anos (83,7%), justamente a idade alvo da empregabilidade do Aprendiz. Beneficiado pelo programa, o jovem em situação de vulnerabilidade encontra na Lei amparo para começar no mundo do trabalho, permanecer na escola, aprender um ofício e ser contratado em regime CLT.
Recentemente, enviamos ao Governo Federal uma proposta de Medida Provisória que, com ações simples e com custo relativamente baixo, pode gerar até 400 mil vagas de aprendizagem em todo o País. Por isso, apoiamos a petição que busca reunir as assinaturas necessárias para mudar a vida de 400 mil jovens brasileiros.
Aprendizado online e gratuito
No âmbito educacional, o CIEE aposta em cursos online e gratuitos para capacitar e preparar os jovens para o mundo do trabalho. Com a plataforma Saber Virtual e Saber Virtual PRO, eles têm acesso a cursos como Postura e Imagem Profissional, Matemática I e II, Produção de Textos e Técnicas da Expressão Verbal.
_
Em agosto, comemoramos o Dia do Estudante (11), o Dia Internacional da Juventude (12) e o Dia do Estagiário (18). Nada mais justo do que escutar vocês para um retrato da juventude brasileira! Lançamos, em nossas redes sociais, o #JovemChallenge! Funciona assim: você consegue mostrar, em um vídeo de até 15 segundos, o que é ser jovem? Vale tudo: Memes, dancinha, duetos… Só não vale ficar de fora. As respostas mais criativas serão compartilhadas em nossos perfis! Participe enviando seu vídeo utilizando a #JovemChallenge.