Inicio do conteúdo site.
sala com jovens sentados em duas mesas, com orientadora social ao fundo
Conviventes do Espaço de Cidadania de Manaus organizaram uma Mostra Literária / Divulgação

Conviventes de Manaus contam a própria história em Mostra Literária

26 de setembro de 2019
Relatos são marcados por violação de direitos e violência; responsáveis pelos jovens e colaboradores do CIEE também participaram

Uma Mostra Literária promovida pelos conviventes do Espaço de Cidadania de Manaus reuniu mães, familiares e colaboradores do CIEE na última semana. Nos livretos elaborados a próprio punho, cada jovem contou a sua história. Os relatos são marcados principalmente por episódios de violação de direitos e violência. 

Uma das trajetórias é de uma jovem de 16 anos. Ela sofreu violência sexual, passou por um incêndio na casa onde morava e também o assassinato de um sobrinho de três anos. Além disso, convive com o pai que fica agressivo em consequência do uso abusivo de álcool. 

Todos os conviventes sabiam que suas histórias seriam apresentadas na Mostra e se prepararam para este momento. No fim, a conversa com familiares, colegas e colaboradores do CIEE rendeu mais do que o esperado. 

“No início ficamos um pouco apreensivas, não imaginávamos que daria tão certo, se na hora eles ficariam a vontade, mas aos poucos foram se soltando, falando, chorando, sorrindo, se abraçando” diz Ivanete Viana, orientadora social do Espaço.  “Ouvir as histórias de luta desses meninos, foi importante para refletir o quanto eles estão buscando melhoria na vida”, complementou a mãe de um dos conviventes.

 

Setembro Amarelo

Como forma de chamar atenção para o cuidado com a saúde mental, em todos os  Espaços de Cidadania, o Setembro Amarelo deu o tom das atividades entre conviventes e orientadores.  Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. Cada Espaço usou estratégias diferentes, como rodas de conversa, palestras com psicólogos convidados, atividades lúdicas e exibição de filmes. 

O que são os Espaços de Cidadania?

Espaços de Cidadania são unidades do CIEE dedicadas à oferta de ações e serviços socioassistenciais gratuitos para o público em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, com objetivo de fortalecer a convivência social, a participação cidadã, o retorno ou permanência na escola e uma formação geral para o mundo do trabalho. O público-alvo é encaminhado prioritariamente pela rede socioassistencial, em particular, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).