Inicio do conteúdo site.
Desenho valorizando a educação financeira, com menino sentado em moedas e encostado em saco de dinheiro

Consórcios estimulam a educação financeira e permitem alcançar metas

14 de julho de 2021
Tema foi abordado em webinar promovido em parceria com a ABAC

Uma forma de poupar para alcançar seus objetivos. Este é o conceito principal dos consórcios, modalidade financeira que foi tema de um webinar promovido em parceria com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), e que contou com a participação da educadora financeira Lorelay Lopes. Participaram da abertura a presidente do Conselho Nacional da ABC, Edna Honorato e  o presidente executivo da entidade, Paulo Rossi,  além do supervisor de Atendimento do CIEE, Leonardo Filenti.  A mediação foi de Aline Mariano, supervisora de Conteúdos do CIEE.

Em um cenário de dólar flutuante, aumento dos alimentos e dos bens de consumo, e instabilidade política e econômica, os consórcios funcionam como ferramenta de preservação do patrimônio. Lorelay explicou que o ato de guardar dinheiro é comportamental, fundamental para o caso de emergências, e também como forma de planejar a qualidade de vida do futuro. 

“Os hábitos dos adolescentes estão em construção, diferentemente do que ocorre com as pessoas mais velhas. A educação financeira que hoje é necessária é saber onde gastar, como priorizar. As pessoas ficam doentes por falta de grana, tem problemas em relacionamento por falta de dinheiro. Para que isso não aconteça com quem está começando no mundo do trabalho, é importante tomar alguns cuidados”, disse Lorelay, explicando que além de poupar, rever os gastos diários anualmente também significa um passo importante.

O que são consórcios? 

Consórcio é um instrumento colaborativo e uma modalidade de crédito. Atualmente, abrange todos os tipos de objetivos, desde viagens, móveis, imóveis e carros. Por isso, segundo Lorelay, é muito importante estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Neste caminho, o consumo consciente e a redução de gastos diários são fundamentais.

“Apesar do sistema de consórcio ter mais de 50 anos no Brasil, é um instrumento colaborativo. São várias pessoas que se reúnem para adquirir um bem sem pagar juros. Quando a gente se reúne, e todo mundo pagando uma parcela, temos um valor arrecadado e naquele mês a gente decidir para quem a gente vai liberar o crédito”.

Se você é estudante, e quer saber mais sobre os consórcios, o CIEE Saber Virtual te ajuda a desvendar essa ideia na prática. Acesse agora nosso curso online sobre o tema!

Assista ao webinar na íntegra