Inicio do conteúdo site.
tela de computador com transmissão de evento

CIEE reúne escritores e jornalistas para lançamento do Espaço dos Autores

2 de outubro de 2020
Nova página do Portal CIEE será espaço para incentivar o interesse pela literatura entre os jovens

O CIEE realizou, no dia 30/09, um happy hour para o lançamento da sua nova página de incentivo à literatura: o Espaço dos Autores. O evento online contou com presença  de Ricardo Gandour, Renato Avanzi e Helena Trevisan, que falaram sobre o lançamento de suas últimas obras e de algumas tendências do mercado literário. Quem também esteve presente foi o jornalista Mílton Jung que, além participar do debate e de falar seu último livro, também fez a mediação do evento.  

“Temos entre três e quatro milhões de visitantes em nosso Portal todos os meses. Essa nova página é uma forma de agradecimento a todos os autores que compartilham seu conhecimento em seus livros. Queremos incentivar esse trabalho tão importante para o Brasil”, comentou Humberto Casagrande, CEO do CIEE durante a abertura do happy hour. 

Diferentes estilos literários

Um dos objetivos da nova página do Portal CIEE é dar espaço para diversos tipos de obras literárias. No evento de lançamento, estiveram presentes autores com diferentes propostas. “Quando você tem contato com um livro, você começa a querer cada vez ler mais. Por isso, para incentivar o jovem a começar a ter o gosto pela literatura, esse espaço é tão importante”, explicou Mílton Jung.

Mílton Jung traz uma abordagem reflexiva em seu livro É proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”. Já Renato Avanzi mostrou uma coletânea sobre os bastidores do mundo da TV, rádio e do jornalismo na obra “Segredos de Camarim”. “Esse livro foi uma aventura literária muito legal feita a quatro mãos. A proposta é do Itagiba Cobra, que compartilhou inúmeras histórias, algumas das quais estive presente. Foi interessante descrever de forma escrita muitas coisas que só eram faladas”, brincou Avanzi. 

Ricardo Gandour, por sua vez, apresentou “Jornalismo em retração, poder em expansão: a segunda morte da opinião pública”, uma publicação baseada em sua tese de mestrado. “O livro tem caráter bastante técnico e descritivo. É um livro que consolida uma pesquisa em que medi o enxugamento das redações jornalísticas e o avanço da presença de políticos e governantes nas redes sociais, e os riscos que a sociedade e democracia correm neste processo. O livro é um alerta e um manifesto em prol do jornalismo”, falou Gandour. 

Por sua vez, Helena Trevisan – ou Helena T., como está na capa de seu livro – levou “Máscara para um rosto nu”, sua primeira obra para adultos. “Comecei no mundo da literatura me dirigindo às crianças. No entanto, comecei a fazer oficinas literárias e resolvi escrever para adultos. Por isso, decidi usar um nome que representasse uma elipse, que omite sem comprometer o seu entendimento. Com uma máscara, que leva para o meu leitor a possibilidade de ser um coautor do livro”, explicou Helena.

Os autores ainda abordaram temas importantes, como a influência do mundo digital na literatura, como o exagero no fluxo de informações pode ser tóxico e também o que o futuro guarda para o mercado literário. 

Acesse a página Espaço dos Autores pelo link a seguir:

https://portal.ciee.org.br/iniciativas/espaco-dos-autores/ 

Você pode conferir como foi o happy hour, na íntegra, abaixo: