CIEE participa do 4º Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem

6 de novembro de 2018
Abertura solene foi presidida pelos  Ministros João Batista Brito Pereira e Kátia Magalhães Arruda, atual Coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Nos dias 25 e 26 de outubro de 2018 o Tribunal Superior do Trabalho promoveu o 4º Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

A abertura solene foi presidida pelos  Ministros João Batista Brito Pereira e Kátia Magalhães Arruda, atual Coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem sensibilizando o público para a relevância dos temas abordados no Seminário.O CIEE foi representado pela Gerente de Conteúdo e Capacitação, Renata Mello,  Gerente de Operações Centro-Oeste e Norte, Mônica Vargas e Supervisora de Capacitação DF, Roseana Albuquerque.

Durante o evento,as mesas foram compostas por autoridades distintas que abordaram os temas; trabalho infantil escravo, o sistema de justiça e o combate do trabalho infantil (sensibilizando e conscientizando os magistrados sobre o seu papel), acidentes de trabalho e danos materiais envolvendo crianças e adolescentes.  Também teve destaque a questão da  aprendizagem como instrumento e oportunidade de extrema importância para a redução dos índices do trabalho escravo e infantil.

“É preciso que todos os atores engajados com a causa do combate ao trabalho infantil e aprendizagem devem atuem mutuamente, em prol da criação de uma rede de proteção grande e efetiva para combater essas formas de violência contra as crianças e adolescentes.”, afirmou a ministra Kátia Arruda. Ela lembrou ainda da necessidade de se estabelecer um compromisso de estimular a aprendizagem, fazendo com que os direitos humanos e sociais sejam respeitados.

No encerramento, foi lida a carta de Erradicação do Trabalho Infantil contendo 10 compromissos firmados entre os membros presentes, TRT e Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

4º Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem