Sustentabilidade, agilidade, inovação e segurança são algumas das palavras que podem definir a novidade do CIEE para empresas e instituições de ensino parceiras. A entidade conta com a ferramenta digital DocuSign, forma segura e 100% online de assinatura de documentos, e com custo zero para as organizações parceiras.
“Se você está sem tinta na impressora ou não tem um motoboy disponível, não é um problema”, comenta Allan Souza, consultor de Programas de Estágio e Aprendizagem do CIEE. “Com a DocuSign, um contrato de estágio que levaria dias para ser assinado pelas partes é resolvido em questão de minutos. Queremos enfatizar isso para as nossas parcerias, que é uma solução ágil, segura, e gratuita. E o melhor: com o distanciamento social, evita também exposição desnecessária”, afirma.
Sobre segurança e legalidade jurídica, a DocuSign utiliza a Chave ICP-Brasil, um alto padrão de criptografia capaz de oferecer proteção eficaz para os dados e transações garantindo a irretroatividade, a integridade e a autenticidade do documento enviado pelo CIEE.
Segundo o consultor, o projeto piloto lançado em abril já viabilizou 8.000 contratos de estágio via assinatura eletrônica, o que reduziu o período de contratação de um estagiário em até 60% do tempo normal. Considerando que cada contrato conta com três páginas (e como são três partes, nove páginas), pode-se afirmar que foi uma economia de papel no montante de, pelo menos, 72.000 páginas.