Inicio do conteúdo site.

CIEE lança curso de história em parceria com jornalista Heródoto Barbeiro

11 de fevereiro de 2021
“Cidadania passo a passo” já está disponível na plataforma de cursos online gratuitos CIEE Saber Virtual

Em live realizada nesta quarta-feira (10/02), acompanhada ao vivo por mais de 17 mil pessoas, o CIEE lançou o mais novo curso do CIEE Saber Virtual, “Cidadania passo a passo”. O conteúdo foi inspirado no livro “Com a bola no pé e a urna na cabeça”, do jornalista e professor Heródoto Barbeiro, que foi um dos participantes do lançamento. Também marcaram presença David Nogueira, professor doutor em História Política da Secretaria de Educação do DF, e Francisco de Castro Júnior ,gerente Educacional do CIEE. A mediação foi realizada por Ricardo Melantonio, superintendente Institucional do CIEE.

“Esse curso visa proporcionar conhecimentos sobre a história do Brasil de forma clara e objetiva, valorizando a importância da participação da juventude brasileira como protagonista, exercendo a cidadania plena para a construção democrática”, comentou Ricardo Melantonio, na abertura do evento. 

Com carga de quatro horas, que podem ser realizadas em oito dias, o material conta com linguagem dinâmica e recursos desenvolvidos especificamente para o ensino a distância. Já a divisão dos conteúdos programáticos conta com: Introdução; O Império brasileiro; Da Independência à República; O Advento da República à Era Vargas; Democracia ao Período Militar; Últimos Governos.

O foco é ajudar o jovem a conhecer as informações básicas da história do país, reconhecer os formatos de governo já vivenciados no Brasil, compreender o conceito de cidadania como direitos e deveres dos cidadãos e sensibilizar sobre a importância da participação política na sociedade civil.

“Sem conhecer o passado, não temos como entender o presente e atuar de forma ativa para transformar a nossa própria história e a de nosso País. Saber de onde viemos e os eventos que construíram nossa sociedade ajuda os jovens em diversas áreas de suas vidas, inclusive, a ter bons argumentos em uma entrevista de estágio, por exemplo”, afirmou Heródoto.

Já David Nogueira abordou a importância do jovem ter o senso de pertencimento, que só pode ser alcançado por meio do conhecimento da história de seu país, de sua cidade, de seu bairro e de sua família. “A história não é apenas uma matéria, mas um conjunto de experiências compartilhadas por um grupo de pessoas. Ao se sentir parte deste grupo, o indivíduo tem um sentimento de propósito e se esforça mais para ser um protagonista”, comentou. 

Para Francisco de Castro Junior, é importante provocar uma reflexão dos jovens sobre o seu papel na sociedade. “Por meio dos conteúdos do CIEE Saber Virtual, buscamos fornecer ao jovem informações que ajudarão a desenvolver habilidades em várias áreas, incluindo a reflexão sobre cidadania e pertencimento na sociedade”, comentou.

Para ter acesso ao curso “Cidadania passo a passo” e aos demais conteúdos online e gratuitos do CIEE Saber Virtual, basta acessar a plataforma e realizar o cadastro. 

Confira, na íntegra, como foi o evento:

Lançamento do curso de História “Cidadania passo a passo”