Inicio do conteúdo site.

CIEE inaugura Espaço de Cidadania para jovens em Manaus

9 de abril de 2019
Quinta unidade do programa é o primeiro da região Norte

Foi inaugurado nesta terça-feira (9) o primeiro Espaço de Cidadania do CIEE na Região Norte, em Manaus (AM). A unidade fica na Rua João Alfredo, nº 453 , no bairro São Geraldo e oferece atividades para fortalecer a convivência comunitária e familiar de adolescentes de diversos bairros da capital. Aproximadamente 80 pessoas participaram da cerimônia de inauguração, dentre as quais representantes de entidades de proteção à juventude, como o conselho tutelar.

“Nos sabemos que muitos jovens não tem ainda acesso as oportunidades oferecidas pelos programas de estágio e aprendizagem  e entendemos que se faz necessário um trabalho prévio, como  o que é desenvolvido nos Espaço de Cidadania”, explica Maria Nilce Mota, superintendente de Ação Social e Filantropia do CIEE.

As atividades no local tiveram início no fim de fevereiro e de acordo com a Superintendência de Ação Social e Filantropia do CIEE, 52 jovens estão inscritos. Além de uma ação de acolhimento, eles já assistiram palestras sobre prevenção à saúde e violência. Para participarem das atividades, é preciso que os adolescentes sejam encaminhados pela rede socioassistencial.“Os Espaços de Cidadania oferecem ao jovem a possibilidade de conviver e crescer como ser humano, e se qualificar para o mundo do trabalho. Ao mesmo tempo, faz com que o CIEE seja reconhecido como entidade de assistência social, que é algo inerente à nossa missão”, reafirma Humberto Casagrande, superintendente geral do CIEE.

Conforme acontece em outros Espaços de Cidadania que possuem ações direcionadas ao público jovem, os encontros têm cinco eixos temáticos: convivência, participação social, informação, mundo do trabalho e cultura. Além de Manaus, há outros quatro espaços em funcionamento, nas cidades de São Paulo (dois), Araras/SP e Taguatinga/DF. Em breve será  inaugurado um Espaço de Cidadania em Salvador.

Confira o vídeo da inauguração do Espaço: