CIEE e TJ/SP lançam o projeto Trampo Justo para promover vagas

26 de outubro de 2018
Luana Bottini, Iberê Dias e Luiz Douglas de Souza no lançamento do Trampo Justo. / Luiz Queiroz
Entidade e Corregedoria se unem para promover vagas de jovem aprendiz para adolescentes que vivem em abrigos. Empresas e Instituições de Ensino parceiras apoiam iniciativa.

O CIEE e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) uniram forças para lançar o programa Trampo Justo. A iniciativa surgiu da percepção da urgência de inserir os adolescentes que residem em abrigos no estado de São Paulo.Iberê Dias, juiz de direito do TJ/SP é um dos idealizadores. “Eles estão afastados de suas famílias, e quando completam 14, 15 anos, a possibilidade de adoção se torna muito diminuta. A chance de completarem 18 anos nas casas de acolhimento aumenta.” Ele elucida que, em todo o estado, o número de adolescentes nesta situação está na casa dos milhares.

“O programa de jovem aprendiz é o que se mostra mais adequado para essa função de preparar estes adolescentes abrigados para, ao completarem 18 anos, terem autonomia e ingressarem no mundo do trabalho”, observa Iberê Dias, juiz de direito do TJ/SP.

Durante o evento, também foram emitidos carteiras de trabalho para os menores. ” A ideia é oferecer esse serviço para facilitar a vida dos jovens, pois não basta que ele faça apenas o cadastro com a gente, mas que tenha a documentação necessária para ser efetivado”, pontua Luiz Douglas de Souza, Supervisor de Atendimento às Empresas e Instituições de Ensino do CIEE.

Empresas e Instituições de Ensino parceiras  também apostaram na importância desta iniciativa. “No processo seletivo a gente deu preferência por admitir este jovem”, explica Thayane Furtado, representante do Sebrae/SP. “Recomendo, tanto o CIEE como parceiro, quanto trabalhar com este público. É um desafio muito grande, mas muito gratificante, aprendemos todo dia.”, resume.

Na avaliação de Luana Bottini, supervisora de Projetos Sociais, o encontro foi muito positivo. ” Essa parceria vai ajudar estes jovens à identificarem as oportunidades para que eles possam traçar seus caminhos de vida da forma mais justa e gratificante”,afirma.

Assista abaixo à matéria da TV CIEE.

CIEE E TJ/SP lançam o Trampo Justo