Inicio do conteúdo site.
mulher vestida de azul, falando ao microfone em palco
Acrefi e CIEE apresentam novo curso sobre finanças para jovens / Divulgação CIEE

CIEE e Acrefi lançam programa de ensino financeiro para jovens

14 de agosto de 2019
Aproximadamente 300 adolescentes poderão participar gratuitamente do curso ministrado por profissionais da instituição financeira

Na tarde desta terça-feira, 13/8, o CIEE realizou evento em parceria com a Associação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), para a apresentação de um novo curso de educação financeira para jovens.

“O CIEE e a Acrefi já estão há algum tempo realizando ações conjuntas que estimulam a educação financeira. O objetivo dessa nova parceria é qualificar o jovem para que ele atue no mercado de crédito, uma importante área no mundo do trabalho”, comenta Marcelo Gallo, superintendente Nacional de Operações do CIEE.

Para Antonio Augusto de Almeida Leite, responsável por Relações Institucionais da Acrefi, a parceria é importante para abrir portas para os jovens no início de carreira. “A demanda por profissionais que tenham noção de finanças é crescente. Participando deste curso, os jovens terão um grande diferencial em seus currículos. É uma ótima oportunidade para eles se desenvolverem e usar esse conhecimento em seu dia a dia”, explica.

 

Educação financeira para jovens

O programa será gratuito, contará apoio de profissionais voluntários e será realizado no laboratório de informática do Polo de Aprendizagem do CIEE na Vila Mariana. Ao todo, serão cinco encontros, que abordarão Ética de Conduta e Boas Práticas, Sistema Financeiro Nacional e Mercado Financeiro, Código de Defesa do Consumidor, Matemática Financeira, Crédito e Produto e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. No final do programa, os jovens passarão por uma avaliação sobre o conteúdo.

“Passaremos para o jovem que, no momento em que ele entra no mercado de trabalho, independentemente de qual seja o seu salário, é preciso saber fazer uma divisão entre diversão, gastos necessários e uma poupança para o futuro. Esse conhecimento o ajudará durante toda a vida”, afirma Cintia Ramos Falcão, coordenadora do Projeto e Consultora Jurídica da Acrefi.

 

Certificado de Correspondente Bancário

Há uma exigência do Banco Central para que todo profissional que ofereça crédito, em uma loja ou em um banco, seja certificado. Ao final do curso, os jovens ganharão uma licença para atuar nesta área. A própria Acrefi enviará para o Banco Central os dados dos jovens, que poderão atuar na área de crédito válido por dois anos. Gerando um diferencial no mundo do trabalho.

“Esse é um movimento pioneiro da Acrefi e do CIEE. Além dos conceitos básicos de educação financeira, os jovens estarão aptos e habilitados a atuar como correspondentes bancários em todo o território nacional. É uma demanda crescente, e poderá ser um ponto de partida para os participantes iniciarem suas carreiras no mercado financeiro”, comenta Ricardo Melantonio, superintendente de Comunicação, Jurídico e Compliance do CIEE.

 

Compartilhar conhecimento sobre finanças

Para o presidente da Acrefi, Hilgo Gonçalves, apoiar essa iniciativa é um ótimo investimento no futuro do Brasil. “Cada jovem que participará terá grande oportunidade no mundo do trabalho. Mas os benefícios desse curso não param por aí. A ideia é que os jovens apliquem esses conceitos em sua rotina e compartilhem o que aprenderam. Quanto mais pessoas tiverem este conhecimento, melhor será para a economia do País em longo prazo”, explica.

 

Palestra sobre Educação Financeira

Na parte final do encontro, Angelo Ávila, do banco Santander, ministrou uma palestra sobre Educação Financeira, e mostrou para os presentes como economizar dinheiro para conseguir alcançar os seus sonhos. “O grande segredo é ter uma meta bem definida. Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. Mais da metade da população brasileira não faz metas sobre gastos. Os jovens terem essa atenção logo no começo de sua vida profissional é muito importante. Quanto mais cedo eles começarem a ter um controle financeiro, melhor”, comenta Ávila.

O CIEE Saber Virtual possui um curso gratuito online que pode ajudar você a ter noções básicas de finanças. Ficou interessado?

 

Entre e comece a aprender