O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, instituição filantrópica sem fins lucrativos, chegou aos seus 59 anos de fundação e, para celebrar a ocasião, reuniu colaboradores, líderes, conselheiros, aprendizes, estagiários, representantes de empresas e instituições de ensino para um almoço no dia 08/02.
Regado com uma boa dose de nostalgia daqueles que passaram pela instituição em diferentes momentos da carreira profissional, a instituição aproveitou o momento para abrir ao público as portas da Galeria Memória CIEE- museu da entidade, e também apresentar os bastidores do Teatro CIEE.
Espaços bem diferentes do casarão localizado no bairro do Bixiga, que abrigou a sede da instituição em seus primeiros 10 anos de existência. O CIEE ainda passaria por dois endereços no Centro de São Paulo, até, enfim, chegar à localização atual, no bairro paulistano do Itaim Bibi.
“O CIEE é uma das poucas instituições que viu, lá na década de 60, a importância da empregabilidade jovem para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Sem experiência esse jovem não consegue entrar no mundo do trabalho e sem essa oportunidade nós não conseguimos desenvolver profissionais qualificados”, conta.
É justamente o pioneirismo do CIEE que o possibilitou incentivar a contratação dos primeiros estagiários no Brasil antes mesmo de a Lei do Estágio ser aprovada, em 1977. A instituição ainda acompanhou a inserção da Lei da Aprendizagem, em 2000, assim como a modernização da Lei do Estágio, em 2008.
“Uma empresa do terceiro setor chegar aos seus 59 anos tem de ser muito comemorado, ainda mais quando ela está presente de maneira direta e indireta na carreira profissional de tantos brasileiros”, conta Ricardo Melantonio, superintendente Institucional do CIEE.