CIEE amplia parceria com USP

30 de novembro de 2018
Em 2019, o agente de integração passa a apoiar os estudantes finalistas da Competição USP de Conhecimentos

O CIEE atua como agente de integração da Universidade de São Paulo (USP) desde 2017, fazendo o encaminhamento de alunos da instituição e a administração de contratos para órgãos públicos do Estado de São Paulo. No último trimestre de 2018, como forma de ampliar essa parceria, a instituição passou a apoiar o projeto Vem pra USP.

Trata-se de um projeto da própria universidade, que busca incentivar e esclarecer os estudantes do Ensino Médio sobre as formas de ingresso na instituição de ensino, os cursos de graduação que são oferecidos entre outras informações.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e que tem como objetivo incentivar os alunos de escolas públicas a ingressarem nos cursos de graduação, faz parte deste programa a Competição USP de Conhecimentos (CUCo): desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo.

Na última edição foram mais de 40 mil alunos inscritos, sendo 4 mil finalistas. Esses estudantes do Ensino Médio que se destacarem até a etapa final da competição  dos 1°, 2º e 3º anos terão prioridade em processos de seleção de estágio.

“Essa é uma oportunidade para jovens que tenham interesse tanto em fazer estágio quanto participar do programa de aprendizagem. Se os alunos premiados não tiverem interesse nas vagas oferecidas, os outros participantes da CUCo serão chamados pelo CIEE para os processos seletivos”, o vice-reitor da USP e idealizador da CUCo, Antonio Carlos Hernandes.

“A grande importância dessa parceria é o reconhecimento desse estudante do ensino público que se dedicou na competição e que está de fato interessado em sua formação superior. Possibilitar essa integração ao mundo do trabalho faz parte da missão do CIEE”, resume Luiz Douglas de Souza, Supervisor de Atendimento às Empresas e Instituições de Ensino. Os jovens finalistas, à partir dos 16 anos, serão cadastrados no banco de oportunidades do CIEE para concorrerem as vagas de Jovem Aprendiz e de estagiário de nível médio.

As inscrições para a próxima Competição USP de Conhecimentos estarão abertas no primeiro semestre de 2019.

 

Com informações do Jornal da USP

#VempraUSP premia alunos e escolas da rede pública

Saiba mais

A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública, ou seja, os cursos são gratuitos. Há diversos apoios para o estudante, como auxílios moradia, transporte e alimentação. Mais informações em http://sites.usp.br/sas/

Há duas formas de estudar na USP: por meio da prova do Enem, no qual a seleção é organizada pelo Ministério da Educação pelo SISU, ou prestando o exame vestibular organizado pela FUVEST. Veja mais informações em http://www.prg.usp.br/?p=20735

A USP é composta por 42 unidades, onde são oferecidos 182 cursos de graduação. Confira os cursos neste sitehttp://prceu.usp.br/uspprofissoes/profissoes/ e http://jornal.usp.br/tag/cursosfuvest2018/

No município de São Paulo, a USP possui unidades de ensino:

– na Cidade Universitária, no bairro Butantã

– no Centro (Faculdade de Direito)

– no bairro Cerqueira César (Faculdade de Medicina, Saúde Pública, Escola de Enfermagem), ao lado do Hospital das Clínicas

– na zona leste (EACH), no bairro Ermelino Matarazzo

No interior, há campus da USP nas cidades:

– Ribeirão Preto

– São Carlos

– Bauru

– Pirassununga

– Piracicaba

– Lorena

No litoral, há um campus em Santos