Inicio do conteúdo site.
Desenho que mostra pessoas de mãos dadas em homenagem ao Dia do Assistente Social
Imagem ilustrativa / Divulgação/CIEE

Assistentes sociais: fundamentais na trajetória dos jovens e suas famílias

17 de maio de 2021
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, atividades têm sido facilitadas pelas videoconferências

Profissionais de extrema importância na rotina de atendimentos sociais do CIEE, os assistentes sociais têm no dia 15 de maio uma data instituída nacionalmente, com o objetivo de reconhecer o valor desta profissão, e o papel que eles desempenham na construção de uma sociedade com mais justiça social. 

Enquanto política pública, é na aprendizagem que os jovens encontram não somente uma oportunidade de trabalho, mas também a possibilidade de ampliar a visão de mundo, expandir suas perspectivas e descobrir seu papel como cidadão. No CIEE, a atuação dos assistentes sociais passa pelo fortalecimento dos vínculos entre os aprendizes em situação de vulnerabilidade e suas famílias, e também por ações de mediação do acesso ao mundo do trabalho junto à rede socioassistencial, que também recebe demandas de mobilização social para construção de estratégias coletivas. 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a integração entre o CIEE e o público prioritário tem sido facilitada pelas videoconferências. Desse modo também foi possível a realização de acolhidas, rodas de conversas e atendimentos com famílias e aprendizes.

No primeiro trimestre de 2021, foram realizadas atividades que permitiram aos jovens expressar seus sentimentos, interesses e necessidades dentro do Programa de Aprendizagem, e também eventos temáticos, que colocaram em pauta debates sobre Saúde Mental; Drogas e Alcoolismo; e Sexualidade e Gravidez na Adolescência. Essas ações reuniram ao todo mais de 38 mil participantes.

Assim, cabe ressaltar a importância da atuação deste profissional na política de assistência social voltada para a inserção e acompanhamento de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, na perspectiva de ampliação da proteção social e do exercício da cidadania. Parabenizamos os assistentes sociais do CIEE por realizarem de forma exitosa  a missão de contribuir para um mundo mais justo e igualitário.


Tags: