Inicio do conteúdo site.

Que tal usar o Dia Mundial da Educação para aprender sobre lifelong learning?

27 de abril de 2021
Estar sempre aprendendo é cada vez mais importante para profissionais de todas as áreas

Há 21 anos, diversos países se reuniram para firmar um compromisso importante no Fórum Mundial da Educação: levar a educação básica e secundária para todas as crianças e jovens do mundo. Esse encontro foi tão importante que se transformou no conhecido Dia Mundial da Educação. Mesmo que não esteja no calendário oficial da ONU, a data continua a ter papel importante ao colocar a educação em pauta em todo o mundo, mostrando que desenvolvimento humano passa necessariamente pela educação.

Muita coisa mudou desde essa reunião histórica, incluindo a própria educação. Novas tecnologias, novos hábitos e novas oportunidades surgem constantemente, fazendo com que um conceito de educação ganhe cada vez mais força entre aqueles que procuram se desenvolver: o lifelong learning.

O que é lifelong learning?

Se traduzirmos livremente, podemos entender que lifelong learning é o “aprendizado ao longo de toda a vida”. Esse conceito parte da premissa que sua busca por conhecimento não tem data para acabar e que nunca é tarde para começar. Conquistar diplomas do ensino básico, da faculdade ou de uma especialização, por exemplo, já não é mais o suficiente para um bom profissional. As transformações cada vez mais rápidas no modo em que vivemos, faz com que adotar uma postura aberta a busca por atualizações em diversas áreas seja essencial.

Nessa perspectiva, é importante refletir para a mudança de mindset: ao perceber a quantidade de informações recebidas atualmente, devemos criar o hábito de buscar novos conhecimentos e aprendizados, constantemente.

Como posso me manter atualizado?

O lifelong learning não vem como uma fórmula exata, mas não faltam opções de cursos de qualificação, eventos online gratuitos e artigos sobre tendências de mercado que são ótimas ferramentas de crescimento. Há também muitas instituições de qualidade que podem ajudar você a repensar suas competências e focar em pontos de melhoria, além de desenvolver tanto hard skills, como as cada vez mais importantes soft skills, ou competências comportamentais.

Foi justamente para ajudar nesta busca, que foi criado o CIEE Educação Integrativa. Baseada no conceito de lifelong learning, essa plataforma que reúne conteúdos de diferentes níveis de educação, que visam suprir necessidades educacionais em diversos momentos da vida profissional com cursos livres, técnicos, profissionalizantes, graduações e MBA’s, nas modalidades híbrida e EaD.

O novo programa representa um benefício aos jovens aprendizes, uma vez que garante condições especiais e valores diferenciados na aquisição dos cursos hospedados na plataforma.

Diante de tudo isso, gostaria de deixar aqui uma sugestão: invista constantemente em sua educação e tenha na busca por novos conhecimentos uma de suas metas. Com certeza você terá portas sempre abertas no mundo do trabalho.

Francisco de Castro Júnior, gerente de Educação Integrativa do CIEE