Vivemos um momento de forte retração do mercado de trabalho, o que se reflete no aumento do tamanho da fila de estudantes em espera por vagas de estágio e de aprendizagem. Por isso, a nossa meta, genericamente falando, é diminuir a mencionada fila de espera. Daremos, na nossa gestão de três anos, todo apoio à diretoria executiva e aos profissionais da Casa para que contatem e convençam mais empresas a contratar mais estagiários e aprendizes, não como caridade ou favor, mas como uma inteligente estratégia de recursos humanos relacionada com aprimoramento da formação profissional.
O Brasil precisa de cidadãos e de profissionais bem qualificados. O CIEE tem um contingente fantástico de jovens inteligentes, interessados e sedentos por oportunidades de se qualificar para o trabalho no presente e no futuro. Como organização de assistência social, nos relacionamos com jovens que têm vontade e precisam de oportunidades. Sabemos que a necessidade é o maior fator de dedicação, esforço e resultados extraordinários. A necessidade faz pessoas comuns obterem resultados extraordinários quando têm chance. Essa vai ser nossa oferta de valor: contrate hoje o jovem que realmente precisa para ter o profissional esforçado e competente de que você precisará amanhã.
Com a implementação de um moderno e multifunções sistema de informática, o CIEE entrou firme na transformação digital, o que possibilitou vencer a crise do novo coronavírus mantendo a qualidade e a amplitude dos serviços que presta, voltados ao desenvolvimento e à inclusão profissional das novas gerações. Mas, ainda há muito o que consolidar e expandir. Nossos conselheiros recém-eleitos estão comprometidos com o apoio contínuo à evolução do nosso novo jeito de atender os jovens, as escolas e as empresas, e com os investimentos em nossa plataforma Kairós, em fase final de construção e já parcialmente ativa. Diante das transformações do mundo e consequentes reflexos na formação e exercício profissional, novos serviços serão criados e oferecidos às comunidades que servimos. O CIEE já é uma organização do mundo 4.0. Nosso compromisso de inovação é levar toda a nossa operação para o mundo 5.0.
Entre os muitos propósitos para o triênio, destacamos: ações de inclusão social, digital e educacional; instrumentos e ações para desenvolvimento da empregabilidade; estímulo ao empreendedorismo; desenvolvimento da inteligência mercadológica; acesso ao mundo do saber virtual; preparo atitudinal para obter êxito no exercício da profissão; práticas de cidadania e estímulo para a curiosidade e escuta ativa como forma de estar preparado e atualizado para entrar, permanecer e progredir no mundo do trabalho, cada vez mais exigente e cheio de rápidas e contínuas mudanças.
As adversidades de 2020 exigiram do CIEE muito esforço e sacrifício para sobreviver e continuar cumprindo nossa missão, mas também contribuíram para o nosso reposicionamento, para a revisão de processos, para a modernização de todo o aparato tecnológico. Para isso, foram decisivas a boa governança que tivemos, a competente liderança e a equipe valorosa e comprometida. Cruzamos o ano um pouco menores do que entramos, mas hoje estamos mais fortes e treinados para enfrentar os enormes desafios que temos pela frente, o principal deles conseguir mais oportunidades de estágio e aprendizagem para diminuir a fila de jovens que precisam, desejam e têm muita vontade de ser alguém na vida. Eles dependem de nós e nós dependemos deles para nos realizarmos como voluntários de uma causa nobre.
Vamos em frente. Somos CIEE. Vamos fazer de 2021 um ano extraordinário.
José Augusto Minarelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE/SP e presidente do Conselho Diretor do CIEE Nacional, é diretor-presidente da Lens & Minarelli e sócio da Career Partners International, a maior rede mundial de consultorias de outplacement.
Artigo originalmente publicado na 12ª edição da Revista CIEE Empresas.