Inicio do conteúdo site.
Aprendiz do Agronegócio: mil jovens já em atuação no campo

Oportunidade de carreira no agro é foco de webinar CIEE

19 de maio de 2021
Vagas no setor, que é um dos mais produtivos da economia, continuam crescendo

Para mostrar para os jovens que o agronegócio está cheio de oportunidades profissionais, mesmo durante a pandemia causada pela Covid-19, o CIEE realizou no dia 17/05 o webinar “Inovação e Carreira No Agronegócio”. O evento contou com a participação de Mateus Rubiano, supervisor dos Programas de Aprendizagem no Agronegócio do CIEE, Celso Balbo, gerente de RH do Complexo Lins da Friboi, e Gisele Elena Silva, analista de RH da Terraverde Máquinas Agrícolas Ltda. O evento teve mediação de Péricles Régis, vereador da cidade de Sorocaba/SP.

“O agronegócio alimenta o mundo. Há previsões de que, nos próximos anos, será preciso dobrar a capacidade produtiva do campo para atender à demanda mundial de alimentos. E o Brasil está muito bem colocado no mercado mundial, criando várias oportunidades de crescimento para os jovens”, explicou Rubiano em sua fala de abertura.

Esse crescimento, segundo Gisele Elena Silva, acelerará um processo de transformação do campo, que já acontece há alguns anos. “A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de empresas envolvidas com o agronegócio. Há, cada vez mais, uma pluralidade na procura por jovens profissionais que tenham conhecimento, ou interesse em se desenvolver, nas áreas de tecnologia voltada ao campo, por exemplo”, completou.

Neste ponto, Celso Balbo destacou que as empresas sempre irão procurar aqueles candidatos que têm brilho nos olhos, na hora de falar sobre o agronegócio. “Buscar mais informações, mostrar interesse genuíno, entender as oportunidades que podem surgir do agronegócio são alguns dos grandes diferenciais dos candidatos. Na nossa empresa, por exemplo, há espaço para que os jovens consigam tanto aprender como influenciar os funcionários mais antigos. O jovem que aproveita essa troca, com certeza terá oportunidades”, comentou.

Neste contexto, Péricles Régis apontou o programa Jovem Aprendiz como de extrema importância. “A melhor forma de se combater a desigualdade é o emprego. A oportunidade que jovens têm de se desenvolver tanto na parte teórica como na prática, ao serem contratados como aprendizes é muito especial. Ainda mais quando mostra que há vida e sucesso profissional no campo”, contou.

Quer saber mais sobre oportunidades no Agronegócio? Confira abaixo o webinar na íntegra:

Webinar CIEE: Inovação e Carreira No Agronegócio