O CIEE reuniu na última quarta-feira, 26, especialistas com o intuito de debater a relação entre os três poderes no país. O webinário “ A democracia e a relação com os poderes da República no Brasil” contou com a participação de Ricardo Toledo, vice-presidente da OAB/SP, Sebastião Reis, ministro do STJ, Simone Schreiber, desembargadora Federal do TRF-2, membro da Associação Juízes para a Democracia e professora de Direito Processual Penal da Unirio. O evento foi mediado por Ricardo Melantonio, superintendente Jurídico e Compliance do CIEE e Rodrigo Mudrovitsch, professor do IDP e Sócio do Mudrovitsch Advogados.
Abrindo o debate, o ministro Sebastião Reis pontuou que uma série de fatores, como crise econômica, educação insuficiente dos brasileiros e grupos antagônicos deu espaço para o crescimento de um movimento populista. De acordo com ele “populismo não convive bem com a democracia. A democracia por sua vez dá espaço ao debate de ideias contrárias” conta.
A professora e desembargadora Simone ponderou que a democracia brasileira é jovem e que o discurso belicoso do atual governo tem impactado suprimido o espaço para debate. “Estamos em uma crise democrática no Brasil. Muitas vezes essa ruptura acontece devagar e quando percebemos estamos em um momento de esgarçamento democrático” afirma.
Poder Judiciário
Por sua vez, Toledo destacou a importância do poder Judiciário na defesa da democracia e que ele ganhou relevância e espaço com a aproximação da população. “Nós passamos por esse momento em que o judiciário ganha um relevo e passa a ser um garantidor da democracia e dos direitos fundamentais”, afirma. O advogado ainda destacou que o autoritarismo líquido e novas mutações de poder não passam pelas vias clássicas e sim pelo direito e Judiciário.
É possível rever o webinário no canal do Youtube do CIEE. Assista aqui.