Inicio do conteúdo site.

Qual é o caminho certo para obter a cidadania italiana?

1 de junho de 2021
Cônsul Filippo La Rosa e cônsul adjunta Livia Satullo tiraram dúvidas em webinar

Por meio de uma parceria com o Consulado Geral da Itália em São Paulo e como forma de abrir espaço para um serviço de utilidade pública, o CIEE promoveu o webinar “O Caminho Certo para a Cidadania Italiana”.

O evento – que pode ser conferido abaixo na íntegra –  contou com a  participação do cônsul Filippo La Rosa e da cônsul adjunta Livia Satullo. A abertura foi feita pelo CEO do CIEE, Humberto Casagrande, e o superintendente Institucional do CIEE, Ricardo Melantonio, fez a mediação.

Segundo a lei italiana, todos os descendentes de italianos têm direito à cidadania transmitida a partir do ascendente italiano aos filhos sem interrupção e sem limite de gerações. Segundo o Consulado em São Paulo, a fila para o reconhecimento da cidadania italiana é longa, e atualmente se deve, em parte, à grande quantidade de solicitantes.

Confira dicas importantes:

– reúna os documentos de seu familiar italiano, além de toda documentação (certidões de nascimento, casamento e óbito de toda a linha sucessória);

– certifique-se que o seu familiar italiano não tenha se naturalizado brasileiro;

– todos os documentos a serem reunidos precisam estar traduzidos para o italiano;

– No Brasil, o pedido de cidadania é protocolado perante o Consulado Italiano que tem competência para atuar no território do domicílio do requerente. Desse modo, a autoridade consular de SP também é responsável pelos atendimentos dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre;

Avalie com cuidado e atenção as ofertas de obtenção de cidadania na Itália. Nem sempre ela é feita de forma apropriada e pode gerar inconvenientes, como o cancelamento da própria cidadania. Não confie em intermediários que pretendem agilizar seu procedimento apresentando o pedido diretamente na Itália. 

Confira o webinar na íntegra