Na última quinta-feira, 7, o CIEE recebeu o jornalista e historiador, Heródoto Barbeiro para um “aulão de história” a respeito da Independência do Brasil. O evento, que ocorreu no Teatro CIEE, contou com a mediação do superintendente Institucional do CIEE, Ricardo Melantonio, e abertura da Oficina de Atores.
Para aquecer as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, Heródoto Barbeiro resgatou todos os eventos históricos que contribuíram para a famosa frase “Independência ou Morte”. Proclamada por D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Da Europa para o Brasil
E o primeiro passo para dar adeus ao período de colônia foi justamente a vinda de D. João VI, pai do príncipe regente, e toda monarquia portuguesa para terras brasileiras. Na ocasião, a Europa passava por duas revoluções importantes: a Industrial, na Inglaterra, e a Francesa. Enquanto a primeira queria vender os produtos manufaturados para a colônia, a segunda queria expandir, militarmente, o seu domínio no território europeu.
Quando Napoleão Bonaparte, imperador da França, decide invadir Portugal, D. João iniciou sua fuga para o Brasil, e, aqui, começou a modernizar a economia e estabeleceu o comércio com as nações amigas, entre elas a Inglaterra.
Comércio
Foram justamente as medidas de liberdade econômica do Brasil que deram início a Revolução do Portos em Portugal, que, entre outras coisas, reivindicavam o retorno de D. João para o país. Em 1821 o rei retorna a Portugal com quase todo ouro disponível nos cofres do Banco do Brasil.
A corte portuguesa começa a tentar reverter as medidas econômicas já presentes no Brasil, o que desencadeia constantes atritos com as autoridades brasileiras. Heródoto explica que neste momento a ruptura com Portugal “iria acontecer com ou sem D. Pedro”. E, então, em 7 de setembro, o príncipe regente anuncia a independência do Brasil.
O historiador ainda cita a importância de duas figuras neste processo: José Bonifácio de Andrade e Silva, grande pensador e estadista, e Maria Leopoldina, futura imperatriz brasileira.
Essas e outras curiosidades você pode conferir no evento na íntegra. Confira no no canal de YouTube do CIEE: