Inicio do conteúdo site.

Habilidades do futuro no mundo do trabalho são tema de webinar do CIEE

3 de novembro de 2020
Evento online também abordou a dificuldade de preenchimento de vagas nas empresas

Realizado na última quinta-feira (29), o webinar CIEE “Habilidades do futuro e a dificuldade de preencher vagas nas empresas” contou com a presença de especialistas na área para debater esse que é um dos grandes gaps atuais quando falamos em oportunidades profissionais. 

O evento contou com a participação de Diego Macedo dos Santos, professor no Master de Gestão da Experiência do Consumidor na ESPM e diretor de Inteligência da Informação na Infracommerce, Nathália Tramontina, sócia-fundadora e diretora de Educação Corporativa do Portal de Ideias, e Marcelo Nóbrega, executivo e investidor de startups de RH. A mediação foi de ​Marcelo Gallo, superintendente Nacional de Operações do CIEE.

“Nunca se falou tanto em futuro como hoje em dia. Vivemos um mundo de mudanças constantes”, começou Diego dos Santos, mencionando também a velocidade sem precedentes com que essas mudanças acontecem. “Precisamos estar prontos para aprender e desaprender, porque não adianta mais fazermos as coisas como sempre fizemos”. Em sua fala, destacou também a importância da graduação e o aprendizado contínuo, com cursos, leituras e demais ferramentas de aquisição de conhecimento. 

Para Nathália Tramontina, a falta de alinhamento entre jovens sem experiência em busca de uma oportunidade e as exigências requisitadas pelas empresas resulta em um ponto cego no mercado profissional. “De um lado, está o jovem, sem experiência, querendo entrar no mercado de trabalho. Do outro, temos a empresa, que busca alguém com bagagem e experiência. Ou seja, não há um match 100%”. E indaga: como resolver essa lacuna e preencher as vagas abertas? “O jovem pode ter experiências não necessariamente profissionais, mas que tragam as habilidades que o mercado busca. Você pode fazer trabalho voluntário, participar de grupos de debate, assistir palestras, fazer atividades extracurriculares e complementares. Tudo isso traz bagagem”, explicou. Nathália também trouxe a importância de adaptar o seu currículo de forma que ele corresponda à vaga ao qual o jovem está aplicando. 

Endossando o que foi abordado pelos palestrantes anteriores, Marcelo Nóbrega também pontuou a necessidade do aprendizado e aperfeiçoamento contínuo, o life long learning. “Você vai ter que estudar ao longo da vida inteira para adquirir novas habilidades técnicas. Já o comportamental, é ideal que você comece a desenvolver desde já”. Marcelo também levantou um ponto importante, que é avaliar as empresas que tenham mais a ver com os perfis dos candidatos. “Não é apenas a empresa que escolhe você. Você também escolhe a empresa onde quer trabalhar. Pense no que você deseja e no seu jeito de ser. Avalie a cultura da empresa. Se isso tiver um match legal, é pra onde você vai”. 

O debate também fez parte das ações promovidas pelo CIEE Educação, plataforma de soluções em educação do CIEE, cujo propósito é desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais, atendendo às expectativas de instituições de ensino, corporações e empresas – e da qual o Portal de Ideias faz parte. Para saber mais, acesse a página do CIEE Educação

O Webinar CIEE “Habilidades do futuro e a dificuldade de preencher vagas nas empresas” pode ser assistido, na íntegra, abaixo: