Inicio do conteúdo site.
Andrea Medina na sede do CIEE em São Paul

Efeito Uau: como a Disney pode inspirar uma carreira de sucesso

1 de agosto de 2019
Andréa Medina, especialista em metodologia de negócios, destrincha o método de uma das empresas mais queridas do mundo

Você já conheceu alguém que nunca ouviu falar da Disney? Até existe, mas é raro o indivíduo que não foi, em algum momento da infância ou mesmo da vida adulta, contagiado pela magia do famoso ratinho de luvas, o Mickey. “O fato de todo mundo aqui  na plateia já ter ao menos ouvido falar da Disney já é um indício da relevância e posicionamento da empresa”, observa Andréa Medina. 

A especialista em estratégia de negócios foi a palestrante convidada ao Teatro CIEE nesta terça (30/07) para falar sobre O modelo Disney para excelência em atendimento no terceiro setor. “Temos muito que aprender com essa empresa que encanta clientes e os transforma em fãs. Como terceiro setor, precisamos estar atentos para esse estado de encantamento na nossa grata missão de criar pontes entre estudantes e empregadores”, disse Luiz Douglas, gerente regional da instituição. 

 

Especialista em Disney

Assim como as milhares de pessoas que visitam parques da Disney ao redor do mundo todos os dias, Andréa também é fã da marca, mas seu envolvimento vai além de visitas de turismo ao império criado por Walt Disney(1901-1966). “Meu interesse surgiu na adolescência, mas estudo de forma estruturada a metodologia da empresa desde 2008”, explica. Andrea é especialista em gestão pela Fundação Getúlio Vargas e professora de cursos livres sobre o modelo de gestão adotado pela gigante mundial que há 95 anos encanta gerações de pessoas. “O que é legal da Disney é a preocupação de inovar no dia a dia”, conta Andréa, que já perdeu as contas de quantas vezes esteve nos parques. 

Fator Uau da Disney

Essa preocupação com a experiência dos convidados e a inovação constante são algumas das condições que criam o que Andréa chama de fator Uau!, como explora em seu livro homônimo Uau! — Excelência em Gestão no Atendimento – Modelos Vencedores (ed.Clube dos Autores). “Se olharmos por fora, é uma empresa como outras, com 75 mil funcionários e muitos desafios para administrar”, observa. Mas em cada um destes colaboradores, ela observa, está a marca de entusiasmo, cultura de empresa orientada por e para as pessoas e comunicação alinhada para além de diferenças culturais inevitáveis em uma operação global destas proporções. 

Modelo de sucesso Disney: seja agressivamente gentil

De acordo com Medina, a diferença está na fantástica atenção aos detalhes para que todos os clientes que entram em contato com a marca tenham uma experiência que os surpreenda positivamente. “Em todos os treinamentos, os colaboradores da Disney são orientados a serem agressivamente gentis”, conta a consultora. A expressão pode soar contraditória, mas a ideia é tornar a felicidade, a satisfação e o encantamento do cliente a principal prioridade de todos os colaboradores. “Essa acaba sendo a diretriz que guia as decisões do dia a dia dos colaboradores, que se tornam verdadeiros fãs e advogados do império do Mickey”, ressalta. 

 

Gostou deste conteúdo? Não deixe de seguir nossas redes sociais e ficar por dentro!