Inicio do conteúdo site.
Ao centro da imagem Herodoto Barbeiro fala ao microfone no auditório Olavo Setubal

CIEE apoia lançamento do livro “100 anos de Rádio no Brasil”

17 de novembro de 2022
Evento reuniu autores da obra, entre eles, o jornalista e professor de História, Heródoto Barbeiro

Nesta quarta-feira, 16, o CIEE promoveu o lançamento do livro “100 anos de Rádio no Brasil”. O evento, realizado no Auditório Olavo Setúbal, no Itaim Bibi, em São Paulo, reuniu o jornalista e professor de história, Heródoto Barbeiro, o radialista e fundador/diretor da Younik, Fernando Vítolo e o publicitário e entusiasta do rádio, Nilo Frateschi Jr, autores da obra. O encontro contou com a mediação do superintendente Institucional do CIEE, Ricardo Melantonio

Ao abrir o evento, Melantonio recordou a evolução do aparelho de rádio e lembrou que o meio de comunicação também se trata de um meio de educação e formação de cidadania “hoje vivenciamos o rádio durante 24 horas”, afirma. 

Se por um lado o rádio incontestavelmente se faz presente na vida dos brasileiros, seria possível comparar a sua evolução com os meios de locomoção? É nesta analogia, das locomotivas até os foguetes, que Heródoto Barbeiro apresenta o conceito do rádio, que, para ele, não está associado à tecnologia, ou o aparelho em si, mas a proposição de como a informação é transmitida. “O rádio não é um aparelho, é um conceito. Enquanto os seres humanos estiverem usando o conceito de audição, vai ter rádio”. 

Aprofundando ainda mais neste princípio, Vítolo, afirma que “todo dia o rádio morre um pouquinho” isso porque ele está longe de ser aquilo que foi idealizado quando surgiu. “Agora é possível ouvir por bluetooth, no Youtube, ou no metaverso”, defende. 

E a inovação presente na evolução do rádio também está presente no livro. De acordo com Frateschi Jr, ao longo do processo de pesquisa foram ouvidas 170 profissionais para a produção da obra, e suas entrevistas, em áudio e vídeo, podem ser reproduzidas via QR Code disponíveis nos capítulos. 

100 anos de Rádio no Brasil

128 páginas

Editora Lafonte

O evento completo você confere no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=LgQ7mHquS0w