Em mais um webinar especial do Ciclo de Profissões, o CIEE realizou um evento abordando o Futuro da Enfermagem, uma área de extrema importância para a sociedade. Participaram do evento Alex Aredes, gestor de Enfermagem, presidente da Sociedade Brasileira de Gerenciamento de Enfermagem; Fernanda Medeiros, coordenadora de Enfermagem no Hospital Israelita Albert Einstein, na unidade Ibirapuera; e James Francisco Santos, Presidente do Coren-SP. A mediação foi realizada por Ricardo Melantonio, superintendente Institucional do CIEE.
Em sua fala de abertura, Alex apontou as possibilidades de atuação e capacitação para profissionais da área. “A enfermagem tem três categorias de atuação: auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e enfermeiro. Cada um tem um tipo de atuação, mas o foco da enfermagem em geral é fazer a gestão do cuidado, para que o paciente e a família se adaptem a situação da doença, inclusive educando cada indivíduo. Quem tem interesse em seguir nessa área pode pensar em inúmeras possibilidades”, comentou em sua fala Alex Aredes.
Já Fernanda Medeiros abordou como a pandemia de Covid-19 acelerou alguns processos e abriu novas oportunidades na área da saúde. “A enfermagem tem um futuro brilhante. A pandemia trouxe alguns avanços na área como teleconsulta, consultoria a distância e trabalho de banco de dados hospitalares. Não é preciso estar em um hospital para gerir o cuidado de um paciente”, explicou.
Outro ponto levantado pela especialista foi os diferenciais procurados em jovens profissionais. “Muitos recém-formados buscam logo uma pós-graduação, para tentar garantir um diferencial. Na minha opinião esse não é o melhor caminho. É importante saber que área você quer seguir dentro da enfermagem antes de se especializar. Diferenciais como flexibilidade e responsabilidade são mais importantes no início da carreira”, contou Fernanda.
Em sua fala, James Francisco Santos levantou alguns dados que mostram a força e importância da profissão no País. “Hoje temos mais de 2 milhões de profissionais ligados à enfermagem no Brasil. É a área com maior capilaridade na saúde, atuando em pesquisa, educação, assistência direta, saúde suplementar, auditoria hospitalar entre outras”, explicou.
Assista, abaixo, ao evento na íntegra: