Dentro da inclusão cabe o universo inteiro.

Candidatos

Quem pode participar?

Pessoas com Deficiência

Aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Acreditamos que a maior barreira encontrada ainda é a atitudinal, a falta de conhecimento e algumas vezes o preconceito. O laudo médico é parte fundamental, pois comprova essa condição quando for se cadastrar lembre-se de anexá-lo.

Raça e Etnia

Mais de 56% da população brasileira é considerada preta ou parda (negra), segundo o IBGE. Essa porcentagem não reflete a representatividade nos postos de trabalho. Pessoas de todas as etnias, culturas e nacionalidades também podem ter acesso às oportunidades através do INCLUI.

Gerações

O mundo do trabalho está aberto para receber as pessoas de diferentes faixas etárias, estamos nos referindo às diferentes gerações que atuam conjunto nas atividades corporativas. O INCLUI abre espaço para as pessoas de todas as idades por meio do Programa de Estágio, pois independentemente da faixa etária, todas as pessoas reunem condições de agregar novos valores às organizações.

Mulheres

São essenciais em todas as áreas e há muitos espaços a serem preenchidos principalmente em áreas diversas e cargos de tomada de decisão. A população brasileira segundo pesquisas é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres, buscar a equidade de gênero é garantir oportunidades.

LGBTQ+

O Brasil tem uma luta constante para ter uma legislação mais rigorosa de combate a homofobia, mas infelizmente o que vemos ainda é um preconceito muito grande no ambiente de trabalho, seja por sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Formatos de Contratação

Estágio

O Programa de Estágio é um ato pedagógico que tem objetivo aliar a teoria e prática, de um lado os estagiários buscando conhecimento e de outra as empresas que podem oferecer experiência. Para as pessoas com deficiência, quando contratados no Programa de Estágio não há perda do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Perfis aptos:

Estudantes a partir de 16 anos, regularmente matriculados e frequentando o Ensino Médio, Técnico ou Superior.

Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem é uma política pública e uma ação afirmativa, que visa o ingresso das pessoas no mundo do trabalho, sendo que as atividades são realizadas de forma prática nas empresas e com a capacitação teórica no CIEE. Para as pessoas com deficiência, quando contratados no Programa de Estágio não há perda do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Perfis aptos:

Estudantes ou Formados acima de 14 anos e com 23 anos e 11 meses, nos Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. Vale lembrar que não há limite de idade para pessoas com deficiência.

2021 INCLUI - Centro de Integração Empresa Escola - CIEE